MDB e Jorginho Mello reforçam aliança e discutem futuro político de Santa Catarina para 2026
Governador Jorginho Mello e lideranças do MDB confirmam parceria e comentam alianças políticas e possíveis nomes para a eleição de 2026.
• Atualizado
O governador Jorginho Mello (PL) e as principais lideranças do MDB em Santa Catarina reforçaram, neste sábado (25), a parceria política entre o partido e o governo estadual. Durante coletiva à imprensa, após o grande encontro do MDB em Balneário Camboriú, Jorginho, o presidente nacional da sigla Baleia Rossi e o presidente estadual Carlos Chiodini falaram sobre alianças, nomes cotados para a chapa majoritária e o posicionamento do partido no cenário nacional.
Jorginho Mello destacou a importância do MDB para a política catarinense e afirmou que o partido deverá estar junto com ele na disputa do próximo ano.
“O MDB é um partido grande, consolidado e importante para Santa Catarina. Hoje ocupa cinco secretarias no governo e tem me ajudado muito. Tenho certeza de que vai estar comigo na eleição do ano que vem, na majoritária”, disse o governador.
Entre os nomes lembrados para uma possível composição de chapa, está o da secretária de Educação, Luciane Ceretta, que recebeu convite para se filiar ao MDB. Questionado sobre o assunto, Jorginho afirmou que não pretende antecipar as discussões eleitorais.
“Ela está num projeto importante para a educação. Se for o desejo dela, mais adiante isso pode acontecer, mas agora é hora de trabalhar. Eleição é ano que vem”, declarou.
O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, também defendeu cautela e foco no fortalecimento das nominatas proporcionais até o início de abril de 2026.
“O governador fala com razão. Não podemos adiantar os passos. O MDB está focado em montar uma nominata forte de deputados estaduais e federais. A escolha para a majoritária virá no momento certo”, afirmou.
Chiodini é um dos nomes cotados para ocupar a vaga de vice na chapa de Jorginho Mello, assim como o deputado Mauro de Nadal e o secretário Fernando Krelling. O presidente não confirmou nenhuma articulação, mas reconheceu que o partido estará “num projeto majoritário, com escolha definida no tempo certo”.
No cenário nacional, Baleia Rossi comentou sobre a posição do MDB diante de possíveis alianças com partidos de diferentes espectros ideológicos, incluindo o governo federal.
“O MDB é um partido de centro. No Sul e no Sudeste, tem perfil mais de centro-direita; no Nordeste, há maior proximidade com o governo federal. Isso será debatido na convenção nacional. Aqui em Santa Catarina, o partido tem liberdade e dá exemplo de boa política, com diálogo e resultados”, afirmou.
Rossi elogiou a parceria com o governador catarinense e destacou o papel do MDB no Estado.
“O MDB de Santa Catarina é muito forte, com capilaridade e presença em todas as regiões. O que vemos aqui é um exemplo de política feita com seriedade, entregando bons serviços e pensando nas pessoas”, completou o presidente nacional.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO