Geral Compartilhar
Impressionante

VÍDEOS: maré alta causa estragos na praia dos Ingleses, em Florianópolis

Imagens impressionantes mostram como ficou a situação no local

• Atualizado

Beatriz Agnes

Por Beatriz Agnes

Sofia Gonzalez

Por Sofia Gonzalez

Maré alta causa estragos na praia dos Ingleses, em Florianópolis | Foto: SCC10
Maré alta causa estragos na praia dos Ingleses, em Florianópolis | Foto: SCC10

A maré alta causou estragos em um trecho da praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, na madrugada desta terça-feira (7). Imagens impressionantes mostram como ficou a situação no local; veja:

Vídeo: Defesa Civil/Divulgação
Vídeo: Defesa Civil/Divulgação

Atenção Marítima: alagamentos costeiros entre terça e a madrugada de quarta

A Defesa Civil de Santa Catarina havia informado que a partir de segunda-feira (6), o estado enfrentaria uma mudança repentina nas condições do tempo, por conta da passagem de uma frente fria.

Nesta terça (7), a atuação do vento sul segue persistente e, combinado com a maré astronômica, favorece condições para alagamentos costeiros em Florannópolis e Itajaí. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas, segundo a Defesa.

Os picos da maré ocorrem durante a tarde de terça (07) e durante a madrugada de quarta-feira (08), conforme tabela:

  • Atenção Marítima alagamentos costeiros entre terça e a madrugada de quarta

Recomendações para a população:

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados.
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas.

O Diretor de Operações da Defesa Civil, Alexandre João Vieira, informou ao SCC10 que “a Defesa vem monitorando a área há três semanas.Esse monitoramento identificou que foi atingida nova propriedade. Essa noite teve uma força da maré muito alta e com isso atingiu mais três propriedades, vindo cair muros”.

“Nós continuamos fazendo monitoramento e no decorrer do dia de hoje vamos isolar toda essa área. A recomendação é que os banhistas não passam por esse trajeto aqui, que tem muito ferro, material, concreto e tal”.

O Diretor de Operações ainda afirma que, o prefeito Topazio Neto determinou que toda a equipe da prefeitura fosse para o local, para fazer o restabelecimento da segurança.

Prefeitura de Florianópolis amplia ações para mitigar os impactos da maré alta

Após a ocorrência de maré alta com intensidade superior aos registros da série histórica na Capital, com picos de até 1,40 m, atingindo principalmente a orla dos Ingleses, no Norte, ao longo da noite de segunda (6), a Prefeitura de Florianópolis ampliará as ações para mitigar os impactos e prevenir novos estragos associados ao fenômeno, a curto e longo prazo.

Até o momento, 12 residências tiveram muros atingidos. Além disso, cinco postes de iluminação pública ficaram comprometidos.

Vistoria técnica

A Prefeitura informou que no início da tarde desta terça-feira (7), uma vistoria técnica será realizada a fim de definir intervenções necessárias a curto prazo. A geometria da praia mostra que o ocorrido está localizado em um ponto considerado crítico na dinâmica de circulação, no Canto Sul.

Apesar disso, em virtude da infraestrutura trazida pelo alargamento, o avanço se deu em apenas 300 metros da orla, não afetando o restante da extensão que teve a faixa de areia ampliada, que totaliza 3,3km.

Paralelamente, já estava prevista a manutenção na faixa de areia para essa semana pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, intervenção que aguardava apenas a melhoria das condições climáticas.

A definição do cronograma de ações considera as condições do tempo nesta época do ano, que não costuma registrar eventos de maré alta, que geralmente seguem somente até o mês de agosto na Capital.

A longo prazo, o Município vai avaliar, em conjunto com o IMA, medidas para ampliar a capacidade de proteção da costa naquela região. Uma das alternativas pode ser a construção da nova Avenida Beira-mar no local. A obra está ainda em planejamento e poderá prever a criação de novos elementos de segurança em sua fundação.

Monitoramento

A Defesa Civil do Município segue em alerta e mantém monitoramento contínuo das áreas litorâneas, com atenção especial para os pontos em que os danos foram mais significativos, prestando orientação e apoio aos moradores.

As equipes acompanham também as previsões meteorológicas e de maré, de modo a antecipar medidas preventivas em caso de novas elevações do nível do mar. No momento, tudo indica que as condições adversas devem perder intensidade nos próximos dias.

As equipes da COSIP já atuam nos locais afetados para a manutenção e restabelecimento das condições de funcionamento da rede de iluminação.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.