Marcia Sardá Espindola assume presidência da ACAFE
O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio de Marco, será o vice-presidente da entidade
• Atualizado
A reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), professora Márcia Cristina Sardá Espindola, assumiu oficialmente, nesta segunda-feira (20), a presidência da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (ACAFE). O reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio de Marco, será o vice-presidente da entidade.
A cerimônia de posse, realizada em Florianópolis, reuniu reitores das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema ACAFE, além de autoridades estaduais, representantes do setor educacional e lideranças da sociedade civil.
Um novo momento para o sistema comunitário
Com mais de 50 anos de atuação, a ACAFE é referência nacional em ensino superior comunitário, reconhecida pela presença regional e pelo impacto direto na formação de profissionais, na pesquisa científica e no desenvolvimento social e econômico de Santa Catarina.
Ao assumir o comando da associação, Márcia destacou o papel transformador das universidades comunitárias. “Temos uma forte ligação comunitária e um compromisso com o desenvolvimento dos nossos municípios. Em cada região onde estamos inseridos, contribuímos para o crescimento social e econômico. Nosso compromisso é com a união, a defesa das nossas instituições e o diálogo permanente com os entes públicos”, afirmou.
Educação gratuita e inclusão em pauta
Durante o discurso, a nova presidente destacou a importância do Programa Universidade Gratuita, iniciativa do Governo do Estado que ampliou o acesso ao ensino superior comunitário.
Ela agradeceu ao governador Jorginho Mello pelo incentivo à educação.“O Universidade Gratuita é símbolo de um governo que valoriza a educação e investe no futuro. É um programa que realiza sonhos e mostra que Santa Catarina segue no caminho certo, unindo forças em prol da inclusão e do desenvolvimento”, completou Márcia.
O governador, presente na cerimônia, falou sobre a importância da parceria entre o Estado e o sistema comunitário de ensino. “O Universidade Gratuita é uma das maiores conquistas do nosso governo, e a ACAFE tem um papel essencial nesse processo. Seguiremos juntos, fortalecendo a educação superior e garantindo oportunidades para os jovens catarinenses”, observou Jorginho Mello.
Entre as metas da nova gestão estão a consolidação do Programa Universidade Gratuita, com foco em governança e transparência, o fortalecimento das contrapartidas sociais dos estudantes beneficiados,
modernização dos currículos, estímulo à inovação e a valorização das equipes acadêmicas e administrativas das instituições do sistema.
A ex-presidente da ACAFE e atual secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, está entusiasmada com a nova liderança. “A professora Márcia representa a força, a competência e a sensibilidade das lideranças que fazem do sistema comunitário um patrimônio de Santa Catarina. A ACAFE está em boas mãos para seguir crescendo, dialogando e inovando”, afirmou.
Nova presidente
Márcia Cristina Sardá Espindola iniciou sua trajetória na FURB ainda no ensino médio, pela ETEVI. É arquiteta e urbanista formada pela instituição e mestre em Engenharia Civil pela UFSC. Atua na universidade desde 1989 e já foi técnica administrativa, professora, chefe de departamento e diretora do Centro de Ciências Tecnológicas antes de chegar à reitoria.
O novo vice-presidente da ACAFE, professor Ricardo Antonio de Marco, é doutor em Educação pela Universidade La Salle, mestre em Administração pela Unisul e reitor da Unoesc. Sua trajetória é marcada pela experiência em gestão acadêmica e estratégica.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO