Cotidiano Compartilhar
Crise na Venezuela

Maduro e esposa são levados de helicóptero para tribunal; acompanhe a cobertura

O deslocamento do Maduro e da esposa para Nova York ocorreu sob forte esquema de segurança

• Atualizado

Redação

Por Redação

Maduro e esposa são levados de helicóptero para tribunal | Foto: reprodução
Maduro e esposa são levados de helicóptero para tribunal | Foto: reprodução

O ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram levados de helicóptero nesta segunda-feira (5) para uma audiência na Justiça Federal dos Estados Unidos, em Nova York. O deslocamento ocorreu sob forte esquema de segurança. Após descerem da aeronave, o casal entrou em um veículo oficial e seguiu até o tribunal.

Maduro está preso em Nova York desde sábado (4), quando foi capturado pelas autoridades norte-americanas. Ele permanece detido no Centro de Detenção Metropolitano (MDC), no Brooklyn, unidade conhecida por abrigar presos de alta periculosidade e por suas rígidas regras de segurança.

Acusações contra Maduro

O líder venezuelano deverá ser formalmente notificado das acusações durante a audiência. Entre os crimes atribuídos a Nicolás Maduro pela Justiça dos Estados Unidos estão:

  • Conspiração para narcoterrorismo;
  • Conspiração para importação de cocaína;
  • Posse de metralhadoras e dispositivos explosivos;
  • Conspiração para posse de armamento pesado e explosivos com intenção de uso contra os Estados Unidos;

As acusações apontam para uma suposta atuação em redes internacionais de tráfico de drogas e apoio a organizações criminosas.

Esposa, filho e integrantes do governo também foram indiciados

Além de Maduro, a mesma ação judicial inclui o indiciamento de outras cinco pessoas, entre elas a esposa Cilia Flores e o filho do ditador, conhecido como Nicolasito”.

Também foram denunciados Diosdado Cabello, ministro do Interior, Justiça e Paz da Venezuela; o ex-ministro da mesma pasta Ramón Rodríguez Chacín; e Héctor Rusthenford Guerrero Flores, conhecido como “Niño Guerrero”, apontado pelas autoridades dos EUA como líder do grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua.

Caso tem repercussão internacional

As ações foram assinadas pelo procurador Jay Clayton e divulgadas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. A prisão e o processo contra Maduro provocaram forte repercussão internacional e podem gerar impactos diplomáticos na América Latina.

A audiência desta segunda-feira (5) marca o início formal do processo judicial contra Nicolás Maduro em solo norte-americano. Novas informações devem ser divulgadas após o andamento da sessão na Justiça Federal.

*Com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.