Lula se retrata após declarar que ‘traficantes são vítimas dos usuários’
Declarações do presidente na Indonésia geraram críticas da oposição
• Atualizado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (24), em Jacarta, na Indonésia, que “traficantes são vítimas dos usuários de drogas”, sugerindo que um enfrentamento “mais fácil” seria combater os viciados internamente. As declarações foram feitas em coletiva de imprensa e provocaram reação imediata da oposição. Horas depois, Lula admitiu ter usado uma “frase mal colocada”.
O comentário ocorreu após questionamento sobre ataques recentes dos Estados Unidos a embarcações de supostos narcotraficantes no Caribe, perto da Venezuela, em meio à tensão entre os governos de Donald Trump e Nicolás Maduro. Lula afirmou que os usuários são responsáveis pelos traficantes e que ambos se relacionam em uma “troca” de venda e consumo de drogas.
“Você tem que prender as pessoas, julgar, saber se estavam ou não traficando, e aí punir de acordo com a lei. Você não pode simplesmente dizer que vai combater narcotráfico na terra dos outros sem levar em conta a Constituição dos outros países, a autodeterminação dos povos ou a soberania territorial. Se o mundo ficar uma terra sem lei, fica difícil viver. Se o presidente Trump quiser discutir esse assunto comigo, terei imenso prazer”, disse o presidente, que se prepara para seu primeiro encontro presencial com Trump no domingo (26), durante cúpula da ASEAN na Malásia.
As declarações de Lula geraram críticas imediatas da oposição. O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) afirmou que o Brasil “precisa de justiça, não de romantização do tráfico”. Já o deputado Zucco (PL-RS) afirmou que o presidente “prefere tratar criminosos como vítimas” e que a declaração “afronta as forças de segurança que diariamente arriscam a vida para combater o tráfico”.
Horas depois, Lula se retratou nas redes sociais, reconhecendo que a frase foi mal colocada.
Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime…
— Lula (@LulaOficial) October 24, 2025
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO