Lua de Morango ilumina o céu nesta terça-feira e só voltará a aparecer em 2043; saiba como ver
Fenômeno raro coincide com paralisação lunar e promete um espetáculo no céu para observadores do hemisfério Sul
• Atualizado
A Lua de Morango será visível nesta terça-feira (10), com auge previsto para as 4h46 da madrugada desta quarta (11). O fenômeno, que chama atenção pela coloração suave e significado cultural, só poderá ser observado novamente em 2043, segundo astrônomos. As informações são do SBT News.
Em 2025, a Lua de Morango ganha um destaque ainda maior por coincidir com a chamada grande paralisação lunar — um evento astronômico raro que altera significativamente a inclinação da órbita da Lua. A combinação dos dois fenômenos fará com que a Lua atinja a posição mais alta em décadas no hemisfério Sul e a mais baixa no Norte.
Para quem deseja observar o fenômeno, especialistas recomendam escolher locais com boa visibilidade do horizonte e céu limpo, longe de prédios, árvores e poluição luminosa.
Apesar do nome, a Lua de Morango não apresenta coloração vermelha. O termo surgiu entre os povos nativos da América do Norte, que associavam a última lua cheia da primavera ao período de colheita dos morangos silvestres. No hemisfério Sul, o nome se popularizou por seu apelo visual e simbólico.
*Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO