Lagoa do Peri é premiada pela décima vez com selo Bandeira Azul
Reconhecimento internacional reforça a qualidade da gestão ambiental e o trabalho contínuo da Floram na Capital
• Atualizado

A Praia da Lagoa do Peri, localizada dentro do Monumento Natural Municipal (MONA) da Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, recebeu pela décima vez o selo Bandeira Azul.
O reconhecimento da maior premiação global dedicada à gestão sustentável de praias, marinas e embarcações de turismo é válido para a temporada 2025/2026 e foi anunciado na última sexta-feira (3).
O selo atesta a qualidade das ações de recuperação e conservação ambiental desenvolvidas na Unidade de Conservação pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floram).
A certificação leva em conta 38 critérios que envolvem gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social.
Entre os aspectos avaliados estão as boas condições de limpeza da praia, estrutura adequada de sanitários e equipamentos de coleta de resíduos, monitoramento de habitats sensíveis, oferta de serviços e segurança, além da qualidade da água e a inexistência de poluentes nos mananciais.
“Receber pela décima vez o selo Bandeira Azul é o reconhecimento de um trabalho constante que a Floram realiza no MONA da Lagoa do Peri. Esse é um resultado do cuidado permanente com o meio ambiente e da gestão responsável do espaço”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e presidente da Floram, Alexandre Waltrick.
Como parte desse compromisso com a conservação, a Floram firmou recentemente um acordo com a Casan, que passará a pagar pela água captada na Lagoa do Peri.
“Muitos moradores da Ilha são beneficiados hoje com a água da Lagoa, sendo um local estratégico para o abastecimento. Os recursos serão aplicados na implementação do plano de manejo da Unidade de Conservação, garantindo mais investimentos em infraestrutura, parceria que demonstra nossos esforços constantes com a conservação e o uso sustentável desse patrimônio natural”, completa Waltrick.
A cerimônia nacional de entrega das bandeiras será realizada no dia 31 de outubro, no Iate Clube de Santos, no Guarujá (SP). A premiação Bandeira Azul foi implementada no Brasil em 2009 e, desde então, Florianópolis se mantém como referência nacional em gestão ambiental e turismo sustentável.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO