Núcleo de Justiça Restaurativa de Lages intensifica ações contra violência de gênero
A reunião resultou em planejamentos e ações previstas para os próximos meses
• Atualizado

O Núcleo de Justiça Restaurativa de Lages, em colaboração com a Secretaria da Mulher, o Conselho da Comunidade e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, delineou novas estratégias para o enfrentamento da violência de gênero em 2025.
Leia Mais
A reunião resultou em planejamentos e ações previstas para os próximos meses. Além disso, o Núcleo reafirmou seu apoio ao evento em celebração ao Dia da Mulher, em 8 de março, na Praça 8 de Março, com uma programação diversificada.
O Núcleo de Justiça Restaurativa tem se dedicado à resolução pacífica de conflitos e à promoção da cultura de paz, com foco na violência doméstica e de gênero. Encontros reflexivos com autores desses tipos de violência já contaram com a participação de 90 homens.
A Justiça Restaurativa se apresenta como uma ferramenta de transformação nesses casos. A parceria com a rede de atendimento busca fortalecer as iniciativas contra a violência de gênero e ampliar o apoio às vítimas. Em apoio à Secretaria Municipal da Mulher, única no estado, a coordenação e equipe estão auxiliando no desenvolvimento de novas estratégias em Lages.
O juiz coordenador Alexandre Takaschima destaca que a violência, seja ela física, psicológica, moral ou patrimonial, afeta toda a comunidade.
“Por isso, é fundamental que todos – homens, mulheres, instituições e a sociedade em geral – assumam um compromisso ativo no combate a essas práticas, promovendo o respeito, a empatia e a construção de relações saudáveis”.
O Núcleo de Justiça Restaurativa iniciará atividades com o primeiro grupo de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, selecionado por meio de medidas protetivas de urgência. O próximo grupo será construído em conjunto com a Secretaria da Mulher para seleção das participantes.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO