Geral Compartilhar
FÉ E DEVOÇÃO

Lages dá início à Semana Santa com celebrações do Domingo de Ramos

A programação segue até o Domingo de Páscoa com diversas atividades

• Atualizado

Schaina Marcon

Por Schaina Marcon

 Lages dá início à Semana Santa com celebrações do Domingo de Ramos | Foto: Ed Silva/Divulgação
Lages dá início à Semana Santa com celebrações do Domingo de Ramos | Foto: Ed Silva/Divulgação

A cidade de Lages deu início neste domingo (13) à programação da Semana Santa com as tradicionais celebrações do Domingo de Ramos, marcando o começo de um dos períodos mais significativos do calendário cristão. As oito paróquias do município realizaram procissões que relembram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, evento que antecede a Páscoa.

Na Igreja do Navio, o destaque ficou por conta da encenação da Entrada Messiânica de Jesus em Jerusalém, promovida pelo Movimento do Tabor. A apresentação emocionou os fiéis ao reforçar a mensagem de que Jesus não vem como um rei de palácios, mas como aquele que reina no coração do povo, trazendo acolhimento, cura, paz e justiça.

Milhares de pessoas acompanharam as celebrações de Domingo de Ramos nas paróquias, demonstrando fé e devoção ao reviver os passos de Cristo na semana que antecede sua ressurreição.

A programação da Semana Santa segue até o Domingo de Páscoa, com dezenas de atividades previstas, incluindo celebrações litúrgicas, procissões, momentos de oração e encenações dos principais atos da Paixão de Cristo, como a Santa Ceia, a Via Crucis e a Ressurreição, espetáculos realizados no alto do Morro da Cruz em Lages.

A Semana Santa de Lages, é um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil, e chega à sua 25ª edição em 2025. A programação se estende por oito dias, iniciada neste domingo (13) com as celebrações do Domingo de Ramos e seguirá até o Domingo de Páscoa, no dia 20 de abril.

As atividades ocorrem diariamente, envolvendo todas as oito paróquias da cidade, com momentos de oração, celebrações litúrgicas, procissões e encenações que relembram os últimos dias da vida de Jesus Cristo. Os dias 14, 15, 16, 17, Sexta-feira Santa (18), Sábado de Aleluia (19) e o Domingo de Páscoa (20) completam a agenda espiritual e cultural.

O ponto alto das celebrações será na Sexta-feira Santa (18), quando milhares de fiéis sobem ao Morro da Cruz ainda de madrugada. Às 9h30min acontece a primeira encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo, com nova apresentação às 16h. Espetáculos apresentados Antes disso, às 15h, ocorre a Celebração Litúrgica da Paixão de Cristo na Igreja Nossa Senhora Aparecida do Navio e também nas demais paróquias.

À noite, às 20h, acontece a tradicional Recomenda das Almas, um rito religioso da cultura cabocla da Serra Catarinense, com caminhada da Igreja do Navio até o Cemitério Cruz das Almas. Durante todo o dia, as paróquias estarão abertas para atendimentos de confissões.

No Sábado de Aleluia, (19) de abril a partir das 19h, as paróquias da Diocese realizam a tradicional Vigília Pascal, com destaque para a Solene Celebração Eucarística na Igreja do Navio, que inclui a Bênção do Fogo Novo. Logo após, os fiéis seguem em Procissão da Luz até o alto do Morro da Santa Cruz.

Às 22h, o local será palco da encenação especial “Celebração da Vida”, que celebra a Ressurreição de Cristo, acompanhada por um espetáculo de fogos e luzes.

No Domingo de Páscoa, dia 20 de abril, as paróquias promovem celebrações especiais a partir das 9h, encerrando a Semana Santa com alegria e renovação da fé.

A programação reafirma a fé, a tradição e a força da religiosidade do povo lageano, em uma celebração que já se tornou referência no período da Páscoa.

Veja a programação completa

>>> Para mais notícias, siga a Clube no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.