Inmet alerta para temporais severos em Santa Catarina e no RS
Inmet coloca todo o estado de Santa Catarina em alerta vermelho, com previsão de chuva intensa, ventos fortes e risco de granizo
• Atualizado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (24) um alerta vermelho de tempestade para todo o estado de Santa Catarina, indicando alto grau de perigo devido às condições climáticas severas previstas para as próximas horas.
De acordo com o Inmet, SC pode registrar volumes elevados de chuva, variando entre 50 mm e 100 mm ao longo do dia, além de ventos intensos, que podem alcançar velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, e queda de granizo em diversas regiões.
O alerta aponta risco de alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas urbanas e regiões mais vulneráveis.
Previsão para Florianópolis
Na capital de SC, a previsão indica tempo instável ao longo da tarde, com muitas nuvens e chuva isolada, além de vento fraco a moderado, com rajadas. Durante a noite, o cenário deve se manter, com pancadas de chuva isoladas e ventos moderados.
O Inmet recomenda atenção redobrada da população, evitando áreas alagadas, abrigo sob árvores durante temporais e o uso de aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica em caso de instabilidade severa
Rio Grande do Sul também em alerta com temporal
Além de SC, o Inmet mantém alertas de tempestade para o RS. As regiões central e norte do estado, incluindo Porto Alegre e a região metropolitana, estão sob alerta vermelho, com previsão de chuva intensa, ventos que podem chegar a 100 km/h e queda de granizo.
Para a região centro-sul gaúcha, o aviso é de perigo potencial (alerta amarelo), com possibilidade de chuva moderada, rajadas de vento e granizo. A previsão também abrange municípios como Farroupilha, atingido recentemente por um tornado.
O Inmet orienta que a população evite áreas alagadas, não se abrigue sob árvores durante temporais e fique atenta a comunicados da Defesa Civil.
Com informações da Agência Brasil
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO