Iniciativa social doa 500 óculos de grau e ajuda a combater à evasão escolar em SC
O projeto Olhares do Bem realizou atendeu 3.800 crianças e mais de 2 mil consultas oftalmológicas
• Atualizado
O sábado último sábado (6) foi de transformação de vidas na região central de Florianópolis. O projeto Olhares do Bem, liderado pelo Mercadão dos Óculos, embaixador da vertical de Responsabilidade Social do LIDE Santa Catarina e Rio Grande do Sul, realizou a entrega de mais de 500 óculos de grau para crianças em situação de vulnerabilidade social. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Florianópolis e marcou uma das maiores edições já promovidas pelo projeto no país.
Combate ao abandono escolar passa pela saúde visual
Criado para enfrentar um problema pouco discutido, mas extremamente comum, o projeto atua no combate à evasão escolar causada por dificuldades de visão não diagnosticadas. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar possuem algum problema visual, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Condições que, quando não tratadas, podem impactar diretamente na leitura, concentração e desempenho acadêmico.
“Problemas como miopia e hipermetropia, quando não identificados cedo, prejudicam a leitura e o desempenho escolar. O acesso ao diagnóstico e aos óculos muda o presente e o futuro dessas crianças”, destaca Cesar Lucchesi, Diretor de Novos Negócios do Mercadão dos Óculos e responsável pelo projeto.
Em apenas 40 dias de ação na Grande Florianópolis, o Olhares do Bem realizou atendeu 3.800 crianças e mais de 2 mil consultas oftalmológicas feitas sob coordenação do oftalmologista Dr. George Dutra Acioly, da Clínica Pró Saúde.
As crianças receberam atendimento completo: triagem, consulta, escolha da armação e, por fim, a entrega dos óculos produzidos. A iniciativa integra uma estratégia nacional que já beneficiou mais de 10 mil crianças em todo o Brasil.
A força das parcerias
A ação social conta com o apoio de empresas, instituições e voluntários mobilizados pelo LIDE SC/RS, além de parcerias com entidades como Fundação Abrinq, SAS Brasil e Favela 3D. Os franqueados do Mercadão dos Óculos também desempenham papel essencial ao implantar o projeto nas cidades onde atuam.
Além da entrega dos óculos, o evento de sábado promoveu momentos de alegria e convivência, com brincadeiras, cachorro-quente e refrigerantes para as crianças e suas famílias.
O projeto funciona em um modelo de impacto social sustentável. A cada óculos com lentes Eurolux 4k vendido, um óculos de visão simples é doado para uma criança em vulnerabilidade.
O processo inclui triagem escolar, consulta com oftalmologista e produção personalizada dos óculos.
Fundado em 2012, em São José do Rio Preto (SP), o Mercadão dos Óculos se tornou uma das maiores redes de óticas do país, com cerca de 750 unidades. A franquia acumula prêmios como o Excelência em Franchising da ABF e Melhores Franquias do Brasil, da revista PEGN, reforçando a credibilidade e o impacto positivo da marca.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO