Homem é indiciado por maus-tratos após abandonar cachorros em SC
O trabalho foi conduzido pela Delegacia de Proteção Animal (DPA)
• Atualizado
A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu a investigação que apurava um caso de maus-tratos a animais no bairro Córrego Grande, em Florianópolis, e indiciou um homem pelo crime qualificado. O trabalho foi conduzido pela Delegacia de Proteção Animal (DPA), vinculada ao Departamento de Investigação Criminal da Capital (DIC).
Segundo o inquérito, o inquilino deixou a residência onde morava sem quitar dívidas com o proprietário e abandonou três cadelas no local, uma adulta e duas filhotes. Os animais foram encontrados sem água, sem alimento e em um ambiente extremamente sujo. A situação só não foi pior graças à ajuda de vizinhos, que improvisaram cuidados básicos até o resgate, mesmo com o comportamento arisco da fêmea adulta, provocado pela fome e pela tentativa de proteger os filhotes.
Durante o interrogatório, o tutor afirmou que teria combinado com vizinhos para que eles cuidassem dos animais até seu retorno. No entanto, essa versão foi negada pelas testemunhas, que relataram nunca ter sido feito qualquer acordo.
Com as provas reunidas, a Polícia Civil finalizou o inquérito e o encaminhou ao Poder Judiciário, onde o Ministério Público deverá se manifestar. O crime de maus-tratos qualificado a cães prevê pena de até 5 anos de prisão, além de multa, conforme a legislação brasileira.
As três cadelas foram resgatadas pela Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA) da Capital, receberam atendimento veterinário e agora seguem em protocolos para adoção responsável.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO