Geral Compartilhar
reunião em SC

MP e governo de SC discutem ações para combater violência contra mulheres e ampliar educação infantil

Reuniões serão realizadas em diversas cidades catarinenses

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Governo de SC discute ações de combate a violência contra mulheres e educação infantil | Imagem: MPSC/Reprodução
Governo de SC discute ações de combate a violência contra mulheres e educação infantil | Imagem: MPSC/Reprodução

Com o intuito de discutir ações de combate à violência contra mulheres, proteção de crianças e adolescentes e fortalecimento da educação infantil no estado, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Corregedoria Nacional do Ministério Público se reuniram na segunda-feira (20) com o governador Jorginho Mello, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.

A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, destacou que a reunião representa um avanço importante na construção de soluções conjuntas entre as instituições.

“Essa visita tem uma importância central. Ela nos ajuda a sublinhar desafios importantes a serem vencidos na área da violência doméstica, da violência contra a mulher, na área da educação infantil”, afirmou.

O Corregedor Nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias da Costa, ressaltou que o trabalho conjunto entre o Ministério Público e o Executivo é essencial para que as ações tenham impacto real na vida das pessoas.

“Estamos correicionando o MPSC em áreas muito importantes de atendimento, como a violência doméstica, educação infantil e proteção de crianças e adolescentes. Verificamos que há um empenho muito forte para que a educação seja levada a sério”, destacou.

Durante o encontro, o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernando Comin, defendeu a importância da aproximação entre os Ministérios Públicos estaduais e os governos locais. Segundo ele, essa cooperação permite compreender as realidades regionais e replicar boas práticas em todo o país.

O Corregedor-Geral do MPSC, Fábio Strecker Schmidt, reforçou que o diálogo com o governo estadual é essencial para alinhar as prioridades da correição com as políticas públicas.

“Essa integração do MPSC com os órgãos de governo, especialmente o Poder Executivo, é significativa. O Governador pôde compreender as preocupações da Corregedoria Nacional, especialmente nas questões ligadas à violência contra a mulher e à primeira infância”, disse.

O governador Jorginho Mello elogiou o trabalho desenvolvido pela Procuradora-Geral e reafirmou a parceria com o Ministério Público.

“Ela tem trabalhado muito para fazer com que o MPSC seja um MP preocupado com as causas sociais, parceiro dos poderes, especialmente do executivo, para encontrarmos soluções para problemas graves que nos afligem”, afirmou.

A reunião contou ainda com a presença de integrantes da alta administração do MPSC, representantes da Corregedoria Nacional do Ministério Público, do Ministério Público do Trabalho e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

A correição ordinária temática, iniciada nesta segunda-feira (20) e que segue até sexta (24), será realizada em Florianópolis, Balneário Camboriú, Brusque, São José, Itajaí, Joinville, Palhoça e Tubarão. O objetivo é verificar o funcionamento das promotorias de Justiça e demais unidades do MPSC que atuam na defesa da mulher, da infância e juventude e da educação infantil, além de crimes contra crianças e adolescentes e questões de família.

Sob supervisão de Rubens Felipe.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.