Governo anuncia crédito e compras públicas para setores afetados por tarifa dos EUA
A sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros começou a valer nesta quarta-feira (6)
• Atualizado
O Governo Federal, por meio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (6) que o pacote de ajuda para os setores afetados pela tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos incluirá linhas de crédito para empresas e o aumento de compras governamentais. A sobretaxa sobre produtos brasileiros começou a valer nesta quarta-feira (6) e afeta diversos setores da economia brasileira.
Leia Mais
Em entrevista a jornalistas em Brasília, Haddad afirmou que o conjunto de medidas também deve envolver ações legislativas, que poderão ser encaminhadas por meio de uma medida provisória (MP) para que tenham efeito imediato. Segundo o ministro, a decisão final sobre a forma de tramitação cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto com as propostas está sendo finalizado e será enviado ao Palácio do Planalto ainda nesta quarta-feira.
O pacote emergencial tem como objetivo mitigar os impactos da taxação sobre setores estratégicos da economia brasileira, como o agronegócio e a indústria de máquinas, que foram duramente atingidos pela nova política tarifária norte-americana.
Ainda de acordo com Haddad, está agendada para a próxima quarta-feira (13) uma reunião virtual com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. O encontro buscará abrir espaço para diálogo sobre as tarifas impostas por Washington. Segundo o ministro, caso haja avanço nas tratativas, o governo brasileiro não descarta a realização de uma reunião presencial.
*Com informações SBT NEWS
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO