Frente fria avança e traz risco de temporais para SC no fim de semana
Sábado (17) começa com tempo firme e calor, mas mudanças bruscas no clima provocam chuva intensa, ventania e possível granizo
• Atualizado
Santa Catarina terá um fim de semana de contrastes climáticos. Enquanto a sexta-feira (16) e o sábado (17) serão marcados por tempo firme e temperaturas agradáveis, a chegada de uma frente fria no domingo (18) deve provocar temporais isolados, com risco de chuva intensa, ventania e até queda de granizo em algumas regiões do estado. A informação é da Defesa Civil de Santa Catarina.
Fim de semana começa com tempo firme e calor
Nesta sexta-feira e ao longo do sábado, o tempo permanece estável em todas as regiões catarinenses. A possibilidade de chuva fraca é mínima e se restringe apenas às áreas litorâneas, entre a noite e o amanhecer. As temperaturas seguem em elevação ao longo do dia, proporcionando sensação de calor leve, especialmente nas regiões do Oeste e Litoral Sul.
Na madrugada de sábado, os termômetros marcam entre 10°C e 14°C nas regiões serranas e planaltos. Já no litoral e no Oeste, as mínimas variam entre 16°C e 20°C. À tarde, as máximas podem chegar aos 29°C no Litoral Sul e Oeste, enquanto nas demais regiões não passam dos 25°C.
Domingo tem mudança no tempo com risco de temporais
A partir da tarde de domingo (18), o cenário muda com a aproximação de uma frente fria vinda do Sul do Brasil. As regiões do Grande Oeste e áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul serão as primeiras a sentir os efeitos da instabilidade. Nestes locais, há risco de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo.
A Defesa Civil alerta para possíveis ocorrências como alagamentos pontuais, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica, especialmente no Oeste. Já nas demais regiões de Santa Catarina, o sol ainda aparece entre nuvens durante boa parte do dia.
Segunda começa instável, mas tempo firma à tarde
Na madrugada e manhã de segunda-feira (19), as instabilidades continuam, principalmente no Litoral Sul, onde ainda há chance de temporais isolados. No entanto, ao longo do dia, o tempo tende a melhorar gradualmente em boa parte do estado. A previsão indica retorno do sol e elevação das temperaturas, com máximas entre 27°C e 30°C nas regiões mais quentes. Nas áreas serranas, os termômetros não devem passar dos 25°C.
Terça-feira volta a ter instabilidade
A trégua no tempo será breve. A partir de terça-feira (20), uma nova frente fria se aproxima, voltando a trazer instabilidade e condições para temporais isolados em Santa Catarina. Apesar disso, o risco para ocorrências meteorológicas associadas segue considerado baixo.
A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os avisos e boletins atualizados, especialmente nas regiões com maior propensão a temporais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO