Geral Compartilhar
Educação e Cultura

Fetran reúne estudantes em Florianópolis para conscientização no trânsito

O objetivo é conscientizar crianças e jovens sobre segurança no trânsito por meio da arte

• Atualizado

Pedro Corrêa

Por Pedro Corrêa

Festival Fetran reúne estudantes em Florianópolis para conscientização no trânsito | Foto: Pedro Corrêa / SCC10
Festival Fetran reúne estudantes em Florianópolis para conscientização no trânsito | Foto: Pedro Corrêa / SCC10

O Teatro Álvaro de Carvalho, em Florianópolis, foi palco nos últimos dias do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) de Santa Catarina. Estudantes da rede pública e privada da Grande Florianópolis subiram ao palco com apresentações artísticas voltadas à educação e à conscientização sobre as leis de trânsito.

Criado em 2004 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Mato Grosso, o Fetran chegou a Santa Catarina em 2025, tornando o estado o primeiro da região Sul a receber o festival. O objetivo é conscientizar crianças e jovens sobre segurança no trânsito por meio da arte.

Musicais, peças teatrais, danças e outras expressões artísticas foram apresentadas gratuitamente desde o dia 22 de setembro, dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito. O festival revelou talentos, emocionou o público e reforçou a importância de apostar em crianças e adolescentes como agentes de transformação social.

Segundo o superintendente da PRF em Santa Catarina, Manoel Fernandes Bitencourt, o teatro traduz de forma acessível a seriedade das leis de trânsito. “A linguagem cênica promove uma aprendizagem forte e duradoura, que vai além da simples memorização de regras”, destacou.

O encerramento do evento ficou por conta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que apresentou um teatro educativo sobre a importância dos pedestres também respeitarem as normas de trânsito.

O Fetran Santa Catarina foi totalmente inclusivo. Além de audiodescrição, contou com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para a intérprete Isadora Moreti, iniciativas como essa são fundamentais: “É preciso garantir o direito das pessoas surdas na sociedade”, afirmou.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.