Festival das Luzes transforma o Parque da Luz em espetáculo gratuito em Florianópolis
De 11 a 14 de dezembro, o Festival das Luzes ocupa o Parque da Luz com experiências interativas
• Atualizado
Florianópolis se prepara para viver quatro noites de pura imersão criativa. De 11 a 14 de dezembro, o Festival das Luzes ocupa o Parque da Luz com experiências interativas, tecnologia de última geração, shows gratuitos e atrações que colocam o público no centro da arte.
O evento celebra os 70 anos da Centrais de Energia Elétrica de Santa Catarina (Celesc) e tem patrocínio da Quantum Engenharia, referência nacional em iluminação pública, energia fotovoltaica e subestações. Tudo isso em um formato inédito: é o primeiro festival de luzes totalmente integrado a um parque urbano na América Latina, e de graça.
Luz, arte e tecnologia
Ao cair da noite, o Parque da Luz se transforma em uma grande galeria a céu aberto. Sensores térmicos, de presença e tecnologia LiDAR criam instalações responsivas: cada movimento vira cor, brilho e som. A arte acontece em tempo real, literalmente nas mãos (e nos gestos) do visitante.
A icônica Ponte Hercílio Luz também entra no espetáculo com uma iluminação especial, guiando o público até o parque em um verdadeiro “caminho da magia”.
“Ao completar 70 anos, a Celesc reafirma seu compromisso com Santa Catarina. O Festival das Luzes simboliza essa trajetória e projeta o futuro que queremos, mais tecnológico, mais criativo e sempre próximo das pessoas”, afirma Tarcísio Rosa, presidente da Celesc.
As ativações do festival foram inspiradas na história, na cultura e no imaginário fantástico da Ilha de Santa Catarina.
- Caminho da Magia: trilhas sensoriais conectando a Rua Felipe Schmidt à Ponte Hercílio Luz. As árvores acendem conforme o público passa.
- Universo Fantástico: lendas e seres mágicos inspirados em Franklin Cascaes ganham vida reagindo aos movimentos dos visitantes.
- Renda-se a Floripa: uma gigantesca renda de bilro desenhada no chão do parque pelos rastros de calor emitidos pelos participantes.
- Bosque dos Infláveis: estruturas gigantes e coloridas que iluminam e mudam de cor com a aproximação das pessoas. Um point perfeito para fotos.
- Linha do Tempo dos 70 anos da Celesc: painel em LED que traz os marcos históricos ao toque do visitante.

Palco com Camerata e jazz todas as noites
Além das instalações, o festival terá shows diários de música instrumental e jazz. A abertura oficial, no dia 11, traz um dos nomes mais celebrados de Santa Catarina: a Camerata Florianópolis, com seu tradicional Show de Natal.
Para quem gosta de colocar a mão na massa, o Festival das Luzes oferece oficinas gratuitas de light painting, técnica fotográfica que cria imagens com rastros de luz.
Duas edições da palestra A Arte da Tecnologia também mergulham nos bastidores das instalações, mostrando como arte e engenharia se encontram.
Toda a concepção artística do festival é assinada pelo Museu de Arte Digital e Inovação de Florianópolis (MADI), projeto da Propague.
“A curadoria do Festival já é uma amostra do que o MADI vai trazer para a cidade”, destaca Patrícia Costa, diretora artística e coordenadora geral do evento. “Celebramos a arte catarinense e a herança cultural de Florianópolis conectadas com inovação e tecnologia“, explica.
Programação completa
Quinta-feira (11): abertura geral, instalações e ativações e Show de Natal do Camerata Florianópolis;
Sexta-feira (12): palestra “A Arte da Tecnologia: a renda e o rastro de luz”, instalações, oficina light painting e jazz no parque, com especial Miles Davis;
Sábado (13): instalações, oficina light painting com especial Djavan in Jazz;
Domingo (14): instalações, Quinta-feira (11): abertura geral, instalações e ativações e Show de Natal do Camerata Florianópolis;
Luz, música, tecnologia e a alma da Ilha reunidas em um só lugar. Um festival para ver, viver e interagir.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga a Clube no Threads, Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO