Faxinal dos Guedes decreta situação de emergência após passagem de tornado
Faxinal dos Guedes é o terceiro município de Santa Catarina a decretar situação de emergência após os eventos climáticos
• Atualizado
O município de Faxinal dos Guedes, no Oeste de Santa Catarina, decretou situação de emergência nesta segunda-feira (10) após a passagem de um tornado que atingiu a cidade na última sexta-feira (7). O decreto nº 407/2025 foi assinado pelo prefeito Jader Adriel Danielli e reconhece os estragos provocados pela tempestade local/convectiva.
De acordo com o documento, o fenômeno provocou fortes rajadas de vento e chuva intensa, que causaram danos em residências, empresas e propriedades rurais, além de quedas de árvores e postes. Parte da rodovia BR-282 ficou totalmente bloqueada nos dois sentidos.
Durante o temporal, árvores caíram sobre veículos, mas ninguém ficou ferido. Segundo a Defesa Civil Municipal, o evento durou cerca de 20 minutos, sendo confirmada posteriormente a passagem de um tornado pela região.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) mobilizou equipes de limpeza, assistência social e apoio psicológico às famílias afetadas. Duas residências foram totalmente destelhadas, e os moradores, um casal de idosos, precisaram ser realojados na casa de familiares.
As Centrais de Energia Elétrica de Santa Catarina (CELESC) também atuou na recuperação da rede elétrica, que foi restabelecida completamente apenas no domingo (9).
O decreto da prefeitura autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, a convocação de voluntários e a dispensa de licitações para aquisição de bens e serviços emergenciais, válidas por 180 dias.
Faxinal dos Guedes é o terceiro município de Santa Catarina a decretar situação de emergência após os eventos climáticos intensos registrados nos últimos dias. Xanxerê e Dionísio Cerqueira já haviam declarado.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO