Geral Compartilhar
'FRUTA DO DRAGÃO'

Família de Gaspar colhe três toneladas de pitaya e compartilha paixão pelo cultivo

Produção orgânica no Belchior Alto alia tradição, dedicação e sabores exóticos

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Prefeitura de Gaspar/Divulgação.
Foto: Prefeitura de Gaspar/Divulgação.

Na cidade de Gaspar, uma família tem se dedicado a um cultivo especial: a produção de pitaya. No bairro Belchior Alto, Eleotério e Jandira Theiss, junto com a filha Leila, trabalham diariamente para colher cerca de três toneladas da fruta exótica por ano. Além de um negócio familiar, a plantação representa a realização de um sonho.

A rotina dos Theiss é intensa. O dia começa às 5h da manhã, quando o casal segue para a roça. Às 10h, Eleotério interrompe o trabalho, toma um banho e pedala até o ponto de ônibus para seguir ao emprego na Cremer, em Blumenau. À noite, já de volta para casa, ele e Jandira retomam os cuidados com a plantação, estendendo o trabalho até de madrugada. “Na maioria dos dias, vão dormir só 1h da manhã”, conta Leila.

Para Eleotério, o esforço vale a pena. “Para mim, não é trabalho, é um sonho. É o que eu gosto de fazer e quero continuar por muito tempo”, afirma.

Pitaya orgânica e uma experiência completa para os visitantes

O cultivo da pitaya na propriedade dos Theiss é totalmente orgânico. Além de vender a fruta in natura, a família recebe visitantes que podem conhecer de perto a plantação e experimentar receitas preparadas com a fruta, como pães, bolos, geleias, mousse e até sagu.

A propriedade fica na rua João Theiss, 1950, no Belchior Alto, e os interessados podem entrar em contato pelos telefones (47) 3516-0694 e (47) 98424-0672.

Os benefícios da pitaya para a saúde

Conhecida como “fruta do dragão”, a pitaya é rica em antioxidantes, fortalece o sistema imunológico, protege as células do corpo e contribui para a saúde dos ossos. Ela pode ser encontrada em três variedades: vermelha (com casca e polpa rosa-roxa), amarela (casca amarela e polpa branca) e branca (casca rosa e interior branco).

Além do sabor exótico, a fruta cultivada com tanto carinho pela família Theiss carrega uma história de dedicação e amor pelo campo.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.