Estudo elege Fusesc como uma das entidades mais eficientes do país; saiba mais
O estudo analisou dados de 251 entidades de previdência.
• Atualizado

A FUSESC foi reconhecida como a entidade fechada de previdência complementar mais eficiente entre seus pares com patrocínio público no Brasil. O destaque veio do Índice de Eficiência Operacional (IEFO), calculado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), com base no Relatório das Despesas Administrativas das Entidades de Previdência, publicado em 2024.
O estudo analisou dados de 251 entidades de previdência, que representam 97% do segmento, e apontou que as despesas administrativas da FUSESC estão abaixo do esperado para seu porte e complexidade. Enquanto a média do mercado foi de 0,49% sobre o ativo total, a FUSESC registrou um índice de apenas 0,37%. Entre as entidades do mesmo porte (S2), a média foi de 0,41%. Além disso, a taxa de administração da fundação ficou em 0,19%, abaixo da média do setor, que foi de 0,28%.
De acordo com Luiz Aurélio de Oliveira, Diretor Superintendente da FUSESC, o reconhecimento reflete o compromisso da entidade com a eficiência administrativa. “Em 2023, revisamos nossa missão, visão e valores para consolidar um modelo de gestão focado em governança e otimização de recursos. Esse resultado confirma que estamos no caminho certo, trabalhando diariamente para garantir a sustentabilidade e excelência dos nossos serviços”, destaca.
Carlos Eduardo Pitz, Diretor Financeiro e Administrativo, reforça que a estratégia adotada busca eficiência sustentável. “Optamos por substituir a meta de ‘reduzir despesas administrativas’ por ‘otimizar recursos administrativos’, investindo em inovação para fazer mais com menos. A verdadeira eficiência não está apenas em cortes pontuais, mas em um planejamento sólido que garanta resultados no longo prazo”, explica.
Sobre a Fusesc
A Fundação FUSESC, entidade fechada de previdência complementar, tem desempenhado um papel essencial na garantia de benefícios previdenciários adicionais aos oferecidos pela Previdência Oficial. Seu objetivo é assegurar que participantes e dependentes possam manter a qualidade de vida no período da aposentadoria.
A fundação atende empregados e ex-empregados de diversas patrocinadoras, incluindo o Banco do Brasil S.A., a Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (BADESC), o Estado de Santa Catarina – sucessor da extinta CODESC –, além da BESC S.A. Corretora de Seguros e Administradora de Bens (BESCOR), SIM – Caixa de Assistência à Saúde e a própria FUSESC.
Atualmente, a FUSESC administra três planos de benefícios, cujo patrimônio é formado por contribuições mensais dos participantes e patrocinadoras. Esses recursos são aplicados no mercado financeiro conforme a Política de Investimentos da fundação, priorizando rentabilidade, liquidez e segurança. Dessa forma, a instituição garante o pagamento dos benefícios aos assistidos, reforçando seu compromisso com a estabilidade financeira e o bem-estar de seus beneficiários.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO