Escola de direção de patinetes elétricas em Florianópolis; saiba quando
Ação é gratuita e acontece na Praça República do Líbano, em Canasvieiras
• Atualizado
Com o aumento expressivo do uso das patinetes elétricas no Brasil, a Whoosh, multinacional líder em micromobilidade urbana, promove, no dia 13 de dezembro (sábado), mais uma Escola de Direção em Florianópolis – iniciativa gratuita que oferece orientações e ensina as melhores práticas para a condução dos modais.
A ação acontece na Praça República do Líbano, localizada no bairro Canasvieiras, das 14h às 19h, e é destinada a maiores de 18 anos.
Durante o encontro, os usuários participam de um treinamento individual de 15 minutos, conduzido por instrutores especializados, que ajustam o conteúdo conforme o nível de habilidade de cada participante – tanto os iniciantes, quanto os mais experientes.
Pensada e desenvolvida pela Whoosh, empresa de mobilidade mais bem avaliada do Brasil, que disponibiliza as patinetes amarelas em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, a Escola de Direção nasceu a partir de um dado concreto de mercado e mobilidade urbana: já são mais de 1,5 milhão de usuários no Brasil – sendo mais de 400 mil apenas em Florianópolis – e o total dos quilômetros rodados já ultrapassa 17 milhões.
No entanto, ainda com a crescente adesão a esse meio de transporte, muitas pessoas têm dúvidas sobre as regras de uso, especialmente no que se trata do limite de velocidade, onde estacionar o veículo e se é permitido duas pessoas no mesmo modal.
Para Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh no Brasil, a iniciativa é uma solução que auxilia no esclarecimento dessas questões e incentiva a condução responsável. “A expansão das patinetes elétricas no Brasil é uma realidade, e com ela cresce também a responsabilidade de garantir que esse modal seja utilizado de forma segura e consciente. A Escola de Direção chega justamente com esse propósito: disseminar as regras de uso e orientar, na prática, como conduzir os veículos da maneira mais prudente possível”, comenta.
Segundo dados da companhia, o uso das patinetes elétricas em Florianópolis conta com um comportamento misto ao longo do ano. Durante a temporada de verão, quando a população salta de cerca de 650 mil habitantes para mais de 3 milhões em função do fluxo intenso de turistas, os modais são amplamente utilizados para lazer, deslocamentos até as praias e hospedagens, e outros trajetos típicos do período, o que incentiva a empresa a promover a ação neste mês de dezembro.
Já na baixa temporada, as patinetes passam a desempenhar um papel ainda mais estratégico, tornando-se uma alternativa eficiente para mitigar os desafios de mobilidade urbana enfrentados pelos moradores da capital catarinense.
A última Escola de Direção no município aconteceu em outubro e contou com a visita do Secretário de Mobilidade Urbana, Moacir da Silva, que reforça a importância da iniciativa para a cidade: “Nosso objetivo é promover uma convivência mais segura entre todos os modais de transporte. Os patinetes elétricos já fazem parte da mobilidade urbana e é fundamental que seu uso seja feito com responsabilidade e conhecimento das regras de trânsito”, destacou o secretário.
A ação é itinerante e acontece em todas as quatro cidades de atuação da Whoosh, sendo elas Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
5 milhões de quilômetros rodados
A capital catarinense é uma das cidades que mais utiliza patinetes elétricas no Brasil, sendo a primeira a receber os veículos da Whoosh, em junho de 2023.
Atualmente, a empresa contabiliza número superior a 400 mil usuários em Florianópolis e mais de 1.200 patinetes da companhia espalhadas por bairros como Beira Mar, Agronômica, Trindade, Itacorubi, Jurerê, Canasvieiras e Lagoa da Conceição, beneficiando moradores e turistas com uma opção prática e sustentável de transporte. Já são mais de 5 milhões de quilômetros rodados na cidade.
Floripa também se destaca como uma das cidades que mais reduziu a emissão de gases CO2 através da utilização das patinetes. Foram cerca de 232 toneladas a menos na atmosfera desde o início da implementação das operações na capital.
De acordo com Cadu Souza, a estrutura da cidade é um dos principais fatores que impulsionam o sucesso do serviço entre a população. “Florianópolis tem forte potencial para integração de diferentes transportes à micromobilidade, dessa forma, conseguimos facilitar ainda mais o deslocamento entre bairros de forma rápida, prática e sustentável”, afirma.
Regulamentação
As regras para uso de patinetes elétricas no Brasil estão definidas pela Resolução CONTRAN nº 996, que estabelece limite máximo de 20 km/h, circulação em ciclovias, ciclofaixas e áreas de pedestres (com até 6 km/h), além da permissão em vias com velocidade máxima de 40 km/h.
Em Florianópolis, a Lei nº 18.709/2023 regulamenta o compartilhamento de ciclomotores, bicicletas elétricas e outros equipamentos de mobilidade individual, determinando que o tráfego deve ocorrer exclusivamente em ciclovias, ciclofaixas e áreas destinadas a pedestres, respeitando a velocidade máxima.
Além de reforçar essas normas, a Escola de Direção também ensina boas práticas de convivência e uso responsável, que asseguram a proteção dos usuários e a integração harmoniosa entre os diferentes modais de transporte da cidade.
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