Elevado da Efapi recebe nome de morador que marcou a comunidade de Chapecó
A iniciativa de nomear a obra com o nome de um morador tem o intuito de valorizar pessoas da comunidade que contribuíram para o desenvolvimento da cidade
• Atualizado

O Elevado da Efapi, em construção na avenida Senador Attilio Fontana, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, levará o nome de Abrelino Cosmo Parizotto, um morador que deixou um legado de simplicidade, trabalho e dedicação à comunidade.
A oficialização ocorreu nesta segunda-feira (22), na sala de reuniões da Prefeitura, com a presença do prefeito João Rodrigues e de familiares do homenageado.
Leia Mais
De acordo com o prefeito, a atual gestão tomou a iniciativa de nomear um morador a fim de valorizar pessoas da comunidade que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. A lei nº 8.354 foi assinada logo no começo do mês de setembro.
A obra, orçada em R$ 9,3 milhões, deve ser concluída no primeiro semestre de 2026 e promete melhorar a fluidez do trânsito no bairro. O elevado permitirá que motoristas que trafegam no sentido Centro/Bairro e desejarem virar à esquerda utilizem a nova estrutura, que iniciará após o Parque Dr. Valmor Lunardi e sairá na rua Coronel Freitas, beneficiando milhares de pessoas.
Quem foi Abrelino Cosmo Parizotto
Nascido em 16 de abril de 1940, em Soledade (RS), Abrelino viveu parte da juventude em Alto Alegre (RS), onde conheceu sua esposa Ilga Joana Christ Parizotto (em memória). Juntos, formaram uma família com sete filhos e, em busca de novas oportunidades, se mudaram para Arvoredo, também no Oeste do estado, onde ele se dedicou à agricultura.
Em 1994, mudou-se com a família para o bairro Efapi, em Chapecó, onde permaneceu até seu falecimento. Homem simples, trabalhador e querido pela vizinhança, Abrelino foi ativo na comunidade Sereno Soprana, participando da igreja, do grupo de idosos e sempre ajudando quem precisasse.
Conhecido pelo jeito acolhedor, gostava de boas conversas, amizades sinceras e de cumprimentar as pessoas com um “bom dia” ou “boa tarde”. Seus maiores ensinamentos foram o respeito e a educação, transmitidos no dia a dia por meio do exemplo.
A homenagem vem para eternizar a memória de Abrelino em uma das principais obras de mobilidade de Chapecó, lembrando o legado de amor à família, serviço à comunidade e humildade.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO