Santa Catarina lança programa ‘Estudantes Conectados’ com investimento de R$ 80 milhões
O objetivo é modernizar a infraestrutura das escolas e capacitar professores e alunos para o uso criativo, ético e seguro das tecnologias
• Atualizado
O Governo de Santa Catarina deu mais um passo para aproximar educação e tecnologia. Nesta quinta-feira (23), foi lançado o programa Estudantes Conectados e o Currículo de Educação Digital, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SED) que vai transformar a forma como o ensino é desenvolvido na rede estadual.
Segundo o governo, o programa conta com investimento inicial de R$ 80 milhões. O objetivo é modernizar a infraestrutura das escolas e capacitar professores e alunos para o uso criativo, ético e seguro das tecnologias. A meta é tornar Santa Catarina uma referência nacional em educação digital até 2026.
O governo de Santa Catarina afirma que entre as ações previstas estão a instalação de wi-fi de alto desempenho em todos os ambientes pedagógicos, a entrega de notebooks para 100% dos professores, telas interativas para as salas de aula, além da distribuição de computadores, notebooks e carrinhos de recarga para as escolas. O projeto também contempla a ampliação dos laboratórios Maker, com até 120 novas unidades, e a aquisição de kits móveis com equipamentos e cloudbooks.
O governador Jorginho Mello (PL) salienta a importância da tecnologia como ferramenta aliada da educação. “Não podemos negar que a tecnologia é parte fundamental do mundo em que vivemos. Investir para que nossas crianças e jovens desenvolvam competências digitais é essencial. Estamos fazendo um investimento pesado para colher os frutos a médio e longo prazo”, afirma o governador.
Currículo escolar
A Secretaria Estadual de Educação (SEE) observa que o Currículo de Educação Digital vai orientar a aprendizagem dos alunos em cada fase escolar, conectando a trajetória curricular às demandas do mundo digital. A proposta é incluir as tecnologias digitais como objeto de estudo, promovendo a integração entre conteúdos, inovação e práticas pedagógicas.
“Com o programa Estudantes Conectados, vamos ampliar a qualidade das escolas estaduais por meio da inovação e da eficiência. É uma iniciativa que dará uma nova dinâmica às unidades, unindo tecnologia e educação”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Formação e capacitação
O lançamento do programa também marcou o início da formação dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs). Nesta semana, 107 profissionais das 37 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e do Instituto Estadual de Educação (IEE) participaram do encontro “Conectando Saberes Digitais”, voltado ao fortalecimento das competências técnicas, pedagógicas e conceituais das equipes responsáveis pela transformação digital nas escolas.
Com o Estudantes Conectados, o governo catarinense aposta em uma educação pública inovadora, inclusiva e preparada para o futuro, em que a tecnologia será aliada direta no aprendizado e no desenvolvimento das novas gerações.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO