Quatro cidades de SC suspendem aulas por causa de alerta vermelho para chuva intensa
Defesa Civil alerta para risco de temporais, ventos de até 100 km/h e formação de ciclone extratropical em alto-mar
• Atualizado
O mau tempo voltou a preocupar Santa Catarina. Por causa do alerta vermelho emitido pela Defesa Civil, ao menos quatro cidades do Sul do estado Praia Grande, Balneário Gaivota, Sombrio e Santa Rosa do Sul decidiram suspender as aulas das redes municipais nesta sexta-feira (7). A medida é preventiva diante da previsão de chuvas fortes, ventos intensos e risco de temporais isolados.
O alerta máximo ocorre devido à formação de um ciclone extratropical em alto-mar, que deve intensificar as instabilidades sobre o estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há um alerta laranja para tempestades, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros por dia. Também há possibilidade de rajadas de vento entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
Até as primeiras horas da manhã, não havia registro de estragos nas cidades atingidas, mas as autoridades recomendam atenção redobrada. A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas alagadas, não se abrigar sob árvores e manter distância de postes e cabos de energia durante as tempestades.
Os primeiros núcleos de instabilidade devem surgir ainda nesta sexta-feira, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. No decorrer da tarde e da noite, os temporais devem avançar em direção à Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Já na madrugada de sábado (8), a tendência é de diminuição da chuva, mas com ventos mais fortes no Litoral.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO



