Enem 2025: Inep divulga gabarito oficial do segundo dia de prova nesta quarta
O documento estará disponível na página do Inep, responsável pelo exame
• Atualizado
O gabarito oficial da prova de Ciências da Natureza e Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicada em 16 de novembro, será divulgado nesta quarta-feira (19), às 10h. O documento estará disponível na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Essa é a primeira vez que os gabaritos serão divulgados separadamente. Até 2024, os cartões de respostas dos dois dias de exame eram publicados juntos, uma semana após a aplicação da segunda prova. Agora, a divulgação ocorrerá cerca de cinco dias após cada prova.
Inicialmente, o gabarito do exame de Ciências da Natureza e Matemática estava programado para ser divulgado na quinta-feira (20), mas foi adiantado após o Ministério da Educação anular três questões e acionar a Polícia Federal. A suspeita é de um suposto vazamento, já que uma live no Youtube dias antes da prova mostrou ao menos cinco questões praticamente idênticas às aplicadas oficialmente no exame.
Ao todo, 70% dos mais de 4,8 milhões de inscritos no Enem 2025 participaram do segundo dia de provas, no domingo (16). O exame, aplicado em 1.805 municípios, contou com 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.
O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, que terão aplicação nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro em função 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). As provas ainda serão reaplicadas na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR), atingida por um tornado, nos 16 e 17 de dezembro.
Ao todo, mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Enem neste ano, superando o número de 2024, quando 4,3 milhões se cadastraram para fazer a prova. O número de inscritos também é 38% maior quando comparado ao registrado em 2022.
Confira o cronograma completo:
- Aplicação de prova: 09 e 16/11
- Aplicação de prova em Belém, Ananindeua e Marituba, no estado do Pará: 30/11 e 07/12
- Aplicação de prova em Rio Bonito do Iguaçu: 16 e 17/12
- Reaplicação da prova (apenas para participantes que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas): 16 e 17/12
- Divulgação do resultado: 16/01/26
Resultado
Apesar da divulgação do gabarito, o resultado oficial das provas será divulgado apenas em janeiro de 2026. Isso porque os corretores usam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para chegar à nota final. A tese, aplicada em cada área da prova (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), é calculada a partir de uma escala, que é como uma régua que mede o nível de conhecimento do participante.
O desempenho médio dos candidatos encontra-se no meio dessa régua, os 500 pontos. Dessa forma, as questões da prova ocupam uma posição diferente, de acordo com o nível de dificuldade. Nesse sentido, as perguntas situadas abaixo de 500 têm um nível de dificuldade menor para a maioria dos estudantes e as acima de 500, maior.
“O método busca priorizar a coerência no desempenho dos estudantes. Se alguém acerta as questões mais difíceis, mas erra aquelas consideradas fáceis, provavelmente ‘chutou’ as respostas. Por isso, terá uma nota inferior à de um estudante que acertou o mesmo número de questões consideradas mais fáceis, mas errou as mais complexas. Assim, duas pessoas que fizeram a mesma edição do Enem e tiveram número igual de acertos podem ter notas diferentes”, explica o Ministério da Educação.
A nota da redação, por sua vez, não é calculada pelo TRI. Os textos são corrigidos um a um por milhões de avaliadores. Cada um recebe até 200 redações por dia, com o compromisso de analisar mais de 150 textos a cada três dias.
Todas as redações são avaliadas por dois professores em plataforma online, com texto sem identificação. Cada um desconhece a nota atribuída pelo outro. Se a discrepância das notas for superior a 100 pontos, no total, ou 80 pontos em uma das cinco competências avaliadas, um terceiro professor fará a correção. A nota final da redação, que pode chegar até 1.000, é a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximam.
Confira as cinco competências avaliadas na hora da correção da redação:
- Domínio da escrita formal;
- Desenvolvimento do tema em estilo dissertativo-argumentativo;
- Relacionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de uma opinião;
- Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação;
- Elaboração de proposta de intervenção para o problema proposto, com respeito aos direitos humanos.
Em caso de textos com até sete linhas ou que fogem ao tema proposto, a redação é zerada pelos avaliadores. O mesmo pode acontecer no caso de texto inelegível, folha de redação em branco ou cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem haver pelo menos oito linhas de produção própria do participante.
*Com informações do SBT News.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO