Educação Compartilhar
Cardápio variado

Dia Nacional da Alimentação Escolar: SC quer garantir cardápio saudável e nutritivo

Estado conta com ajuda de nutricionistas para desenvolver ações dentro das escolas

• Atualizado

Talita de Andrade

Por Talita de Andrade

Dia Nacional da Alimentação Escolar SC quer garantir cardápio saudável e nutritivo | Foto: Canva | Reprodução
Dia Nacional da Alimentação Escolar SC quer garantir cardápio saudável e nutritivo | Foto: Canva | Reprodução

Dia 21 de outubro é reconhecido como o Dia Nacional da Alimentação Escolar, e o estado de Santa Catarina quer garantir um cardápio saudável e nutritivo para todos os estudantes da rede estadual.

Dentro do meio escolar, os estudantes têm direito a uma alimentação balanceada, nutritiva e variada, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação (SED).

Os cardápios oferecidos nas escolas de Santa Catarina são selecionados por nutricionistas, de acordo com a cultura alimentar da região. Além de serem divididos para os estudantes, considerando os requisitos nutricionais de cada faixa etária.

Alimentação escolar

A nutricionista do Instituto Estadual de Educação (IEE), de Santa Catarina, Sílvia Letícia Alexius, destacou que uma alimentação saudável na escola não ajuda somente na parte de “matar a fome”, mas também na disposição do estudante durante o período dos estudos.“É muito importante para que o estudante tenha, não só saciação da fome, mas um bom rendimento escolar e também que priorize a saúde como um todo, para que ele saia daqui bem nutrido e disposto”, explicou.

Uma outra nutricionista, da mesma escola, comentou sobre a importância do cardápio saudável e nutritivo nas escolas de Santa Catarina, levando em conta que muitos estudantes não tem a oportunidade de comer de forma variada em casa. “Muitos alunos não têm a oportunidade de comer em casa, ou não tem a variedade, ou muitas vezes não conhece o tipo de comida e na escola tem a oportunidade. Na escola é bem variado o cardápio, então não existe uma monotonia alimentar. Com isso, eles têm a oportunidade de experimentar e até mesmo gostar”, disse a nutricionista, Juliene Cristina Gomes Remor.

Ações catarinenses

O Estado de Santa Catarina segue as práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), impostas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além disso, a SED tem o apoio de nutricionistas especializados, espalhados por toda Santa Catarina, a fim de acompanhar mais de perto a rotina e qualidade do cardápio dos esrudantes. Desenvolvendo e melhorando a cada dia a educação alimentar nutritiva.

*Com informações do SECOM/SC

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.