Domingo é marcado por lanços ‘recheados’ de tainha no Litoral de SC; veja imagens
Neste domingo, fecha o primeiro mês da Temporada da Tainha 2025, que deve seguir até o final de julho
• Atualizado
A temporada da tainha em Santa Catarina está rendendo vários lanços ao mar que voltam ‘recheados’ do peixe. Neste domingo (1º) a quantidade do pescado chamou a atenção nas praias de Cima, em Palhoça, e Pântano do Sul, em Florianópolis.
Leia Mais
Nas imagens da Praia de Cima, é possível ver um grande cerco de tainhas — que segundo a página SOS Naufragados, chega a quase 15 mil peixes. Nos comentários, algumas pessoas arriscam a quantidade de peixes: “Acho que tem umas 8/9 mil”, diz um internauta. Outro responde: “15.426 exatas.”
Em outro vídeo, recebido pela produção do SCC, pescadores comemoram os lanços e afirmam: “Tem uns 7 mil peixes. Coisa linda, peixe grado!”
Domingo é marcado por lanços ‘recheados’ de tainha no Litoral de SC; veja imagens
🐟🤩 Domingo é marcado por lances 'recheados' de tainha no Litoral de SC
— Portal SCC10 (@portal_scc10) June 1, 2025
📸 Redes sociais | Reprodução pic.twitter.com/N5Fs11x7Kg
A pesca da tainha é reconhecida como um dos marcos mais importantes do Litoral de Santa Catarina, pois mobiliza comunidades inteiras, movimenta a economia local e atrai a atenção de moradores em busca de redes cheias de peixe. Só em 2024, mais de 2 milhões de toneladas de tainha foram pescados no Estado, considerada uma safra histórica.
Temporada da tainha em meio a impasses judiciais
Apesar do clima de otimismo, a imposição de uma cota de pesca que limita, pela segunda vez, a captura da tainha por embarcações artesanais — e que atinge exclusivamente Santa Catarina, gera tensão entre os pescadores.
A Portaria Interministerial MPA/MMA nº 26 estabelece uma cota de 1.100 toneladas para a pesca artesanal da tainha no estado. Em contrapartida, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) protocolou na terça-feira (29) uma nova ação, na Justiça Federal, para pedir a suspensão dos limites estabelecidos pelo governo federal.
“O Governo do Estado está agindo com força, cobrando respeito e justiça para os nossos pescadores. Vamos até o fim nessa luta”, garantiu Jorginho Mello.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO