Dia Mundial do Rádio: o meio de comunicação que informa, diverte e emociona!
O rádio tem papel fundamental na sociedade
• Atualizado

Neste dia 13 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Rádio, o meio de comunicação que, apesar dos avanços tecnológicos, continua a ser relevante e popular. A data foi escolhida pela UNESCO em homenagem à primeira transmissão da Rádio das Nações Unidas, em 1946.
O rádio, com sua capacidade de informar, educar e entreter, tem um papel fundamental na sociedade. Ele é um companheiro constante, presente em nossas vidas nos mais diversos momentos e lugares. Seja no carro, no trabalho, em celular ou em casa, o rádio nos mantém conectados com o mundo e com as pessoas.
Além de sua função informativa, o rádio também é um importante veículo de cultura e entretenimento. Através de programas musicais, jornalísticos, entrevistas, debates, etc.. ele nos diverte, nos emociona e nos faz refletir sobre diversos temas.
O rádio também é um poderoso instrumento de inclusão social, dando voz às comunidades. Ele é um espaço de diálogo e de troca de ideias, onde diferentes perspectivas podem ser ouvidas e consideradas.
Em Lages, a história da radiodifusão se confunde com a história do Grupo SCC (Sistema Catarinense de Comunicações). Tudo começou em 1940, com o visionário Carlos Joffre do Amaral, que fundou a Voz da Cidade, um serviço de alto-falantes instalado na Praça João Costa. A Voz da Cidade logo se tornou um aliado dos lageanos, que buscavam no serviço informações, propagandas e avisos.
Sete anos depois, em 25 de agosto de 1947, nascia a Rádio Clube de Lages, ZYW-3. Os primeiros programas eram realizados no Teatro Marajoara, com destaque para o famoso “Alma Cabocla”, apresentado por Manoel Corrêa, o “Seu Maneca”, aos 24 anos.
A Rádio Clube de Lages logo se tornou a maior emissora do interior de Santa Catarina, e ao longo de seus 77 anos de existência, tornou-se uma parceira da comunidade, promovendo ações sociais, eventos, informando, entretendo e sendo a voz do povo lageano.

O Grupo SCC, com suas rádios Clube de Lages, Massa FM (Lages e Gramado), Gralha FM (Urubici) e Nevasca FM (São Joaquim), é referência em comunicação em Santa Catarina e na Serra gaúcha. Suas emissoras oferecem informação, entretenimento e cultura para milhares de ouvintes, mostrando a força e a relevância do rádio.
O presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral diz que o rádio está cada vez mais forte como veículo de comunicação e no auxílio à comunidade.
“Ele está presente em todos os momentos. Por essa razão, o SCC continua investindo em rádio e expandindo nosso portfólio. Temos certeza de que o rádio continuará forte e será cada vez mais importante.” destaca o presidente.
O rádio é um meio de comunicação fundamental para a sociedade e celebra seu dia mostrando sua capacidade de se reinventar e adaptar-se às novas tecnologias e demandas do público.
Viva o rádio!
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO