Dia de São João é feriado? Veja se tem direito a folga
A data, uma das mais emblemáticas das festas juninas, garante folga a milhares de pessoas em municípios
• Atualizado
O Dia de São João, celebrado nesta terça-feira (24), será feriado em cinco capitais neste ano. A data, uma das mais emblemáticas das festas juninas, garante folga a milhares de pessoas em municípios onde o santo é considerado padroeiro ou a comemoração já é oficial por lei.
Leia Mais
De acordo com a tradição católica, São João Batista foi o responsável por anunciar a chegada de Jesus Cristo e por realizar batismos no Rio Jordão. A festa em sua homenagem é uma das mais antigas do Brasil e marca o auge das celebrações juninas, ao lado dos dias de Santo Antônio (13) e São Pedro (29).
Portanto, em 2025, terão feriado municipal as capitais Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Recife (PE) e Salvador (BA).
Em Alagoas, a folga se estende ainda a todos os outros 101 municípios do Estado, já que o dia 24 de junho é considerado feriado estadual.
Nos demais Estados citados, embora o governo tenha decretado apenas ponto facultativo, as capitais já têm leis que oficializam o feriado.
Cidades com festas tradicionais também terão feriado de São João
Fora das capitais, cidades com forte tradição nas festas juninas, como Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), também terão feriado na terça-feira.
Outros municípios brasileiros também aderem à folga com base na devoção local. É o caso de cidades como Niterói (RJ) e Barueri (SP), onde São João é o padroeiro e, por isso, a data é considerada feriado municipal.
Apesar da popularidade, o Dia de São João não é feriado nacional e não consta no calendário de pontos facultativos da União. No entanto, segundo a legislação brasileira, Estados e municípios têm autonomia para definir feriados locais, desde que estejam previstos por lei específica.
*As informações são do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO