Desemprego cai para 5,2% e atinge menor nível da história no Brasil, aponta IBGE
Taxa de desemprego cai para 5,2%, o menor nível desde 2012; número de ocupados e renda média também batem recorde
• Atualizado
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, o menor índice desde o início da série histórica, em 2012. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo IBGE, por meio da Pnad Contínua.
O resultado representa uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (5,6%) e de 0,9 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2024 (6,1%). O número veio abaixo das projeções do mercado, que esperava uma taxa de 5,4%, segundo pesquisa da Reuters.
Com a melhora do mercado de trabalho, o número de desempregados caiu para 5,6 milhões de pessoas, o menor já registrado. Isso representa uma redução de 441 mil pessoas no trimestre (-7,2%) e de quase 1 milhão no ano (-14,9%).
Ao mesmo tempo, a população ocupada bateu recorde, chegando a 103 milhões de trabalhadores. O crescimento foi de 601 mil pessoas em três meses e de 1,1 milhão em um ano. Já o nível de ocupação, que mede a proporção de pessoas trabalhando em idade ativa, subiu para 59%, o maior da série histórica.
Outro dado positivo foi o rendimento médio, que teve alta de 1,8% no trimestre e chegou ao valor recorde de R$ 3.574, refletindo maior renda nas famílias.
Mesmo com o mercado de trabalho aquecido, o Banco Central mantém a taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano, o maior patamar em duas décadas. A medida busca conter a inflação e levá-la à meta contínua de 3%, sem sinalização, por enquanto, de quando os juros podem começar a cair.
*Texto com informações do SBT News
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO