Depois de tornado destruir escola, Jorginho Mello anuncia bunkers em SC
Após tornado em Dionísio Cerqueira, o governo de SC anuncia bunkers em escolas estaduais para reforço contra tempestades
• Atualizado
O governo do estado de Santa Catarina anunciou uma iniciativa para reforçar a segurança das escolas públicas diante de eventos climáticos extremos. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o governador Jorginho Mello afirmou que o estado vai construir salas seguras (bunkers) em todas as unidades escolares estaduais sempre que forem reformadas ou construídas novas, com o objetivo de proteger alunos, professores e funcionários durante tornados, chuvas intensas ou outras emergências.
Tornado no Extremo Oeste como gatilho
A decisão foi motivada pela passagem de três tornados na região Oeste de Santa Catarina, que atingiram municípios como Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. Em Dionísio Cerqueira, uma escola estadual foi destruída, além de residências danificadas, quedas de árvores e destelhamentos em várias localidades. Ainda assim, não há registro de feridos entre os estudantes da unidade atingida.
Veja o vídeo:
O que prevê a iniciativa
Segundo o anúncio oficial no portal do governo estadual, “serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”.
O primeiro exemplo será a escola estadual que sofreu o impacto em Dionísio Cerqueira, que já entra em reforma imediata contemplando essa sala de proteção.
Contexto climático e riscos
De acordo com a análise da Defesa Civil de Santa Catarina, a ocorrência dos tornados nesta semana se deveu a uma frente fria associada a um ciclone extratropical, que gerou ambiente de instabilidade atmosférica com correntes ascendentes e descendentes fortes, favorecendo o surgimento de tornados.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO