Geral Compartilhar
Em vigor

Decreto em SC restringe criação e circulação de pit bulls e outras 10 raças

Decreto do governador Jorginho Mello determina esterilização e restrições para circulação de cães da raça pit bull

• Atualizado

Tamiris Flores

Por Tamiris Flores

Decreto em SC restringe criação e circulação de pit bulls e outras 10 raças | Foto: Canva
Decreto em SC restringe criação e circulação de pit bulls e outras 10 raças | Foto: Canva

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), assinou nessa quarta-feira (9) um decreto que proíbe a criação, venda e circulação de cães da raça pit bull e de outras dez raças consideradas derivadas em todo o estado. A nova regra já está em vigor.

O decreto regulamenta a Lei Estadual nº 14.204, de 2007, e impõe regras rígidas aos tutores desses animais. A partir dos seis meses de idade, todos os cães dessas raças deverão ser esterilizados.

Além da proibição de comercialização e criação, a circulação desses cães em locais públicos, como praças, ruas e parques, só será permitida com o uso de guia com enforcador e focinheira adequada, e apenas se estiverem acompanhados por pessoas maiores de 18 anos.

O decreto considera como raças derivadas do pit bull: American Pit Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier, American Bully, American Staffordshire Terrier, Red Nose, Pit Monster, Exotic Bully, American Bully Pocket (Pocket Bully), American Bully Micro (Micro Bully) e American Bully Micro Exotic (Micro Exotic).

Em caso de descumprimento das normas, o tutor poderá ser multado em R$ 5.000. Em caso de reincidência, abandono ou ataque do animal a pessoas ou outros animais, a multa será dobrada, o cão poderá ser apreendido, e o responsável terá de arcar com reparações por danos causados.

A responsabilidade pela fiscalização será dividida entre os municípios e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que poderá ser acionada para operações conjuntas. No entanto, caberá aos municípios cuidar da guarda, alimentação e tratamento dos animais apreendidos.

Além disso, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE) deverá promover campanhas educativas e firmar parcerias com os municípios para garantir o cumprimento das regras.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.