De geadas a calor de 30°C: como será a primavera em SC
A primavera de 2025 terá clima próximo à média histórica, mas com variações de frio e calor
• Atualizado
Pelo calendário astronômico, a primavera começou oficialmente na segunda-feira (22), às 15h19, com o equinócio de primavera no Hemisfério Sul. Nesse momento, o dia e a noite têm a mesma duração, pois os dois hemisférios da Terra recebem a mesma quantidade de luz do sol. Depois disso, os dias passam a ser mais longos que as noites.
Leia Mais
Como será a primavera em 2025
Segundo a Epagri/Ciram, a previsão é de temperaturas próximas à média histórica para o estado. No início da estação, ainda podem ocorrer episódios de frio, com temperaturas próximas de 0°C e formação de geada, principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. Mas o esperado é que o calor aumente nos próximos meses, com dias seguidos chegando a 30°C.
As chuvas também terão comportamento variável. Em setembro, a tendência é de chuva mais frequente e acima da média. Outubro e novembro devem ter períodos mais secos, especialmente no oeste do estado. Mas atenção: há aumento da possibilidade de chuvas fortes em curto período, temporais com raios, granizo e ventania.
La Niña ou Neutralidade climática?
Para o restante de 2025, a previsão é de neutralidade climática, sem influência direta de La Niña ou El Niño. No entanto, há indicativos de resfriamento nas águas do Pacífico Equatorial, que podem reduzir a chuva na primavera. Alguns modelos apontam que, no fim da primavera e início do verão, o fenômeno La Niña pode se manifestar de forma fraca e por curto período, entre 2 e 3 meses.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO