“Edição recorde”: cerca de 45 mil pessoas acompanham procissão Senhor dos Passos
A celebração começou na noite deste sábado (5) e tem continuidade ao longo deste domingo (6)
• Atualizado
Cerca de 45 mil pessoas acompanharam o primeiro dia da edição de número 259 da Procissão Senhor dos Passos, no Centro de Florianópolis. A celebração começou na noite deste sábado (5) e tem continuidade ao longo deste domingo (6).
“Uma edição recorde, um mar de gente acompanhando a maior e mais antiga manifestação cultural e religiosa do país”, celebrou Rita Peruchi, coordenadora da edição de 2025 da procissão.
Pessoas de todas as idades caminharam em celebração ao Senhor dos Passos, com orações e cantos. O cortejo saiu da Capela Menino Deus, no Imperial Hospital de Caridade, descendo a rua Menina Deus, atravessando a avenida Mauro Ramos, seguiu pela rua Bulcão Viana, rua Tiradentes, subiu a Praça XV de Novembro até a chegada na Catedral Metropolitana, onde o público já lotava o largo da Catedral.
Leia Mais
Procissão Senhor dos Passos com público ainda maior neste domingo
A partir das 9h deste domingo (6), fiéis começam a confecção dos tapetes nas ruas Menino Deus, Bulcão Viana e Tiradentes. Várias pessoas de diferentes bairros da cidade se reunem em rito de preparação para a passagem do cortejo da procissão. Os tapetes são feitos com diversos materiais, como serragem, sal colorido, pó de café, areia, cascas de ovos e tampinhas plásticas.
Às 9h30 acontece Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.
E às 16h ocorre a Procissão do Encontro das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores. As imagens saem da Catedral, o Senhor dos Passos percorre a rua Tenente Silveira, rua Deodoro, passando pelo Largo da Alfândega, sobe a Praça XV de Novembro até chegar na Catedral Metropolitana onde acontece o Sermão do Encontro, quando mãe e filho se encontram na praça em frente a igreja.
Na sequência, seguem juntos para retornar para a sua casa, percorrendo a lateral da Praça XV de Novembro, rua Tiradentes, Bulcão Viana, atravessando a avenida Mauro Ramos, subindo a rua Menino Deus, onde a imagem faz um giro de 360 graus para se despedir da cidade e voltam para sua casa na Capela Menino Deus.
“Com certeza teremos um público ainda maior neste domingo, consagrando esta edição como a maior de toda a história da nossa Procissão”, comemora Rita Peruchi.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO