Geral Compartilhar
força do cooperativismo

COOPS DAY celebra o poder do cooperativismo em Chapecó

O encontro uniu cultura, propósito e cooperação em uma programação especial

• Atualizado

Redação

Por Redação

COOPS DAY celebra o poder do cooperativismo em Chapecó | Imagem: Assessoria/Reprodução
COOPS DAY celebra o poder do cooperativismo em Chapecó | Imagem: Assessoria/Reprodução

O COOPS DAY reuniu lideranças, cooperados e a comunidade para celebrar o Dia Internacional do Cooperativismo, na noite de segunda-feira (30), em Chapecó. O evento, realizado no Teatro do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, destacou o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento social e econômico da região.

Promovido pelas cooperativas Cooperalfa, Aurora Coop, Unimed Chapecó e Uniodonto Santa Catarina, com apoio do Sescoop/SC, o encontro uniu cultura, propósito e cooperação em uma programação especial.

Unidos para cooperar

A noite começou com o Fórum de Presidentes das Cooperativas, onde os dirigentes Neivor Canton (Aurora Coop), Romeu Bet (Cooperalfa), Dr. Geraldo Antunes Córdova (Unimed Chapecó) e Marcos Prinz (Uniodonto SC) reforçaram o protagonismo das cooperativas e sua contribuição à sociedade, em especial neste período que antecede o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU para 2025.

Durante sua fala, Neivor Canton destacou que o cooperativismo em Chapecó é parte da identidade local. Ele lembrou que a estrutura da Aurora Coop reúne 14 cooperativas singulares e mais de 86 mil produtores rurais. Neivor também destaca que a transformação da produção das pequenas propriedades em alimentos chega a 77% dos lares brasileiros e a mais de 80 países.

“Esse é o milagre do cooperativismo, pequenas propriedades produzindo alimentos reconhecidos mundialmente, graças à força coletiva”, finaliza.

O presidente da Unimed Chapecó, Dr. Geraldo Córdova, relembrou a criação da cooperativa médica em 1992, em meio à falta de estrutura hospitalar.

“Foi o modelo cooperativo que nos permitiu crescer e criar a base que temos hoje. E quem ganha com isso é a comunidade. Hoje, nossa região tem acesso à medicina de qualidade, com segurança e proximidade”, ressaltou.

De 86 médicos fundadores, a Unimed Chapecó conta hoje com 382 cooperados, além de 1.660 colaboradores e uma estrutura de saúde que inclui o primeiro hospital do sistema Unimed no sul do Brasil.

Movimento comunitário

Além do conteúdo técnico e institucional, o COOPS DAY emocionou o público com o espetáculo do grupo Espaço Sou Arte, que traduziu em linguagem cênica os princípios do cooperativismo e reforçou os valores de solidariedade, equidade e união.

Representando o poder público, o vice-prefeito de Chapecó, Valmor Scolari, enalteceu o papel das cooperativas.

“O poder público tem um grande agradecimento ao cooperativismo. São milhares de empregos, geração de renda, compromisso com o social e com o coletivo. Nosso reconhecimento é imenso”, afirmou.

Mais do que uma comemoração, o evento evidenciou o impacto direto das cooperativas na vida das pessoas, através de ações em saúde, educação, cultura, lazer e infraestrutura. Em um momento em que o mundo busca modelos sustentáveis e justos, Chapecó mostrou que o cooperativismo é um caminho real de transformação.

Sob supervisão de Rubens Felipe.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.