Economia Compartilhar
Crescimento

Construção civil cresce 83,8% em SC e impulsiona geração de empregos

Setor saltou de 69 mil para 126,1 mil empresas entre 2020 e 2025, com predominância de micro e pequenos negócios e forte impacto no mercado de trabalho catarinense

• Atualizado

Roberto Gatti

Por Roberto Gatti

Construção civil cresce 83,8% em SC e impulsiona geração de empregos.| Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC / Divulgação
Construção civil cresce 83,8% em SC e impulsiona geração de empregos.| Foto: Roberto Zacarias/SecomGOVSC / Divulgação

O número de empresas no setor da construção civil em Santa Catarina cresceu 83,8% nos últimos cinco anos, impulsionado principalmente pela abertura de micro e pequenos negócios. O avanço reflete o aquecimento do mercado imobiliário, sobretudo nas regiões da Grande Florianópolis, Norte do estado e Foz do Rio Itajaí, e também resultou em um aumento significativo na geração de empregos.

Entre 2020 e 2025, o setor passou de 69 mil para 126,1 mil empresas ativas, um saldo de 57 mil novos CNPJs. O crescimento acelerado supera setores tradicionais da economia catarinense, como a indústria, que avançou 54,6%, e o comércio, com alta de 37,4% no mesmo período. Com isso, a construção civil passou a representar 9,9% do total de empresas em Santa Catarina, segundo estudo do Sebrae SC.

Para o governador Jorginho Mello, os números evidenciam a força do empreendedorismo e do crescimento econômico baseado no trabalho.

“O setor imobiliário está muito aquecido porque Santa Catarina é um estado que dá certo. Quem vem para cá não quer mais ir embora. Temos a melhor segurança pública do país, diversos atrativos turísticos e muitas oportunidades de negócios. Aqui, o pessoal arregaça as mangas e vai ao trabalho. Isso faz a diferença e impulsiona uma economia que cresce acima da média nacional”, destacou.

Destaque no cenário nacional

O boom de novos negócios colocou Santa Catarina entre os principais polos da construção civil no país. Conforme o Sebrae SC, o estado ocupa a sexta posição no ranking nacional, concentrando 7,2% dos cerca de 1,75 milhão de CNPJs do setor no Brasil. São Paulo lidera (460,4 mil empresas), seguido por Minas Gerais (291,3 mil) e Paraná (161,9 mil).

De acordo com o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o ambiente favorável aos negócios tem sido decisivo para esse crescimento.

Santa Catarina atrai investimentos porque oferece apoio ao empreendedor, incentiva o trabalho como forma de inclusão social e garante mais liberdade econômica. O empreendedor é visto como parceiro e cresce com o apoio do Governo do Estado”, afirmou.

O estudo aponta que as empresas atuam principalmente nas áreas de obras de alvenaria (35%), instalação e manutenção elétrica (16%), pintura (13%), construção de edifícios (8%), incorporação imobiliária (6%) e ar-condicionado e refrigeração (4%). Regionalmente, destacam-se a Foz do Rio Itajaí (25,2%), a Grande Florianópolis (20,8%), o Norte (14,5%), o Oeste (12,5%) e o Sul (11,5%).

Empregos crescem 47% no setor

O avanço do empreendedorismo também se reflete no mercado de trabalho. Nos últimos cinco anos, o número de trabalhadores formais na construção civil em Santa Catarina cresceu 47%, segundo dados do Caged. O total passou de 101,6 mil empregados em 2020 para 149,4 mil em 2025. Somente neste ano, foram 12,5 mil novas vagas abertas entre janeiro e outubro.

Ainda conforme o Sebrae SC, a maioria dos trabalhadores do setor é composta por homens com ensino médio completo. As funções com maior número de empregados são servente de obras (15,9 mil), pedreiro (15,4 mil), carpinteiro (5,1 mil), mestre de obras (4,6 mil) e pintor (4,1 mil).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.