Conselho da UFSC decide sobre mudança de nome do campus nesta terça-feira
Conselho Universitário vota proposta de retirada do nome do ex-reitor João David Ferreira Lima
• Atualizado
O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vota nesta terça-feira (17), a proposta de mudança do nome do campus principal da instituição, localizado no bairro Trindade, em Florianópolis. A sessão está marcada para as 14h e será realizada de forma híbrida — com presença no Auditório Garapuvu e transmissão ao vivo pelo canal do CUn no YouTube.
A proposta é retirar o nome do ex-reitor João David Ferreira Lima do campus. A mudança foi recomendada pela Comissão Memória e Verdade da UFSC, que investigou a atuação de membros da universidade durante a ditadura militar. O relatório da comissão aponta que Ferreira Lima teria colaborado com os órgãos de repressão, o que teria levado à perseguição de estudantes, professores e servidores.
A votação deveria ter acontecido na sexta-feira (13) mas foi adiada após pedido de vistas feito por Alexandre D’Avila da Cunha, conselheiro representante da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).
Durante a última reunião, a família do ex-reitor, por meio da advogada Heloísa Blasi Rodrigues, contesta as acusações e afirma que não existem provas conclusivas contra João David Ferreira Lima. A defesa argumenta que ele também teria atuado sob pressão do regime e que sua trajetória foi marcada pela dedicação à UFSC.
A sessão anterior também contou com depoimentos de familiares de vítimas da ditadura, que relataram casos de perseguição e repressão sofridos dentro da universidade, com documentos enviados ao Serviço Nacional de Informações (SNI). Eles defenderam a renomeação como uma forma de reparação histórica.
Assista a matéria completa do SCC Meio-Dia:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO