Com alerta na defesa, Ancelotti explica mudanças no Brasil antes de amistoso contra Senegal
Em entrevista coletiva o treinador destacou que a equipe precisa chegar ao Mundial
• Atualizado
Próximo de completar seis meses no comando da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti demonstra estar cada vez mais adaptado ao trabalho e focado na preparação para a Copa do Mundo. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (14), o treinador destacou que a equipe precisa chegar ao Mundial, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá com um sistema defensivo mais sólido. Para o amistoso contra Senegal neste sábado (15) às 13hrs, ele deve testar Éder Militão na lateral direita.
“Militão tem um perfil diferente dos outros laterais direitos, pode ser Wesley ou Vanderson. Vou pedir algo de diferente, em qualidade e maneira de jogar. É uma opção que podemos ter na Copa do Mundo, de dar mais solidez ao time atrás, mas sofremos três gols contra o Japão. Avaliamos os erros e tentamos melhorar nesse aspecto para fazer um bom jogo”, explicou.
Apesar dos testes e mudanças diante do Japão, o desempenho defensivo acendeu um sinal de alerta. Ancelotti quer resgatar a consistência dos primeiros compromissos à frente da Seleção, quando o Brasil sofreu apenas um gol nos cinco jogos iniciais. A derrota recente, com três gols sofridos, reforçou essa preocupação.
“A história da última vitória da Seleção está focada na defesa. Um time com individualidades fantásticas, que gostava do jogo… Lembro de 94, um time com dois volantes, muito fechado atrás e com Bebeto e Romário para fazer a diferença. Isso é o que penso para o Mundial. Uma defesa sólida ajuda os jogadores de qualidade a fazer a diferença. Defender bem é fundamental”, afirmou.
Adaptação e rotina entre Canadá e Brasil
Esta é a quarta Data Fifa de Ancelotti no comando do Brasil. Atualmente, o técnico divide sua rotina entre o Canadá, onde vive com a esposa, e o Rio de Janeiro, onde realiza convocações e reuniões com a CBF.
“Para mim, é uma boa experiência. Quando cheguei, foi para preparar os dois jogos de classificação para a Copa do Mundo e depois tive um pouco de dúvida. Não estou acostumado a trabalhar de vez em quando. Trabalhava todos os dias, e agora é diferente”, destacou.
“É um trabalho de observação, o que tem sido muito bom. Tenho a oportunidade de trabalhar em um ambiente ótimo, conhecer outro país… O Brasil é fantástico e a recepção foi espetacular. Estou muito contente e ciente da importância do objetivo pelo qual trabalhamos. Seguimos motivados e confiantes, com a ideia de poder ganhar”, completou.
O treinador também elogiou o ambiente interno do grupo. “Estou encantado com os jogadores que estão aqui. Todos eles juntos criam um ambiente muito limpo e positivo. Isso é importante para a Copa do Mundo. Assim, você pode trabalhar no máximo nível“, finaliza.
O Brasil enfrenta Senegal neste sábado (15), às 13h (de Brasília), no Emirates Stadium, em Londres. A Seleção nunca venceu a equipe africana na história: foram um empate em 2019 e uma derrota em 2023.
Leia Mais
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO