Geral Compartilhar
Conta alta

Cobrança adicional na conta de luz segue em outubro; veja o valor

Acréscimo na conta é menor que o registrado neste mês de setembro

• Atualizado

Redação

Por Redação

Cobrança adicional na conta de luz segue em outubro; veja o valor| Imagem: Ilustrativa
Cobrança adicional na conta de luz segue em outubro; veja o valor| Imagem: Ilustrativa

A conta de luz dos brasileiros seguirá com cobrança extra em outubro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira (26) que a bandeira tarifária será vermelha patamar 1, o que representa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O motivo, segundo a Aneel, é a queda no volume de chuvas, que mantém os reservatórios das hidrelétricas,principal fonte de geração de energia no Brasil, em níveis baixos. “Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, informou a agência.

Apesar da cobrança extra, a situação é um pouco mais favorável que em setembro, quando vigorou a bandeira vermelha patamar 2, com custo adicional de R$ 7,87 por 100 kWh, em razão da aproximação do período úmido e da maior necessidade de acionamento das termelétricas.

O impacto da conta de luz mais alta já foi sentido no índice de inflação IPCA-15, que registrou aumento influenciado pelo custo maior da energia elétrica em setembro.

A Aneel destacou ainda que, embora a energia solar esteja crescendo na matriz elétrica brasileira, sua produção é intermitente e não abastece o sistema durante todo o dia. “por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, explicou a agência.

Com informações de SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.