Cidade de SC está em alerta para surto de escorpiões; veja vídeo
117 escorpiões em um único de terreno no bairro Santa Luzia.
• Atualizado
A cidade de Braço do Norte, região sul de Santa Catarina, está em alerta máximo com o alto número de escorpiões no município. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, em uma única operação, a Vigilância em Saúde encontrou cerca 117 escorpiões em um único de terreno no bairro Santa Luzia.
Veja o vídeo:
Ver no Threads
Leia Mais
A prefeitura informou que o terreno é difícil acesso e que todos os aracnídeos encontrados são escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), considerado o mais venenoso da América do Sul. Ao todo, o número total de escorpiões capturados no município ultrapassa os 240.
Conforme a Vigilância em Saúde, além do bairro Santa Luzia, onde se concentra a maioria dos focos, também há registros conformados no bairro São Maurício. Porém, conforme a prefeitura, as aparições permanecem nesses dois bairros. A Vigilância Epidemiológica deve intensificar as ações noturnas, no período em que estão mais ativos, além disso, a a Secretaria de Saúde vem ampliando o mapeamento dessas áreas críticas, e continuará o processo de orientação às famílias, reforçando medidas preventivas.
O que fazer para evitar acidentes?
A Prefeitura orienta a população para manter os quintais e terrenos limpos, vedar ralos, frestas e vãos, evitar o acúmulo de materiais e eliminar fontes de alimento dos escorpiões, como baratas. Um trabalho de conscientização também será feito nas escolas.
Caso ache algum escorpião a orientação é não tentar capturar o animal e acionar imediatamente a Vigilância Epidemiológica.
A prefeitura afirma que as fiscalizações continuarão nos próximas semanas, com ações que serão programadas. O município segue atento e mobilizado para conter qualquer avanço dessa ameaça.
Histórico de escorpião na cidade
Conforme a prefeitura, uma pessoa foi picada por escorpião este ano, o caso ocorreu em janeiro e a pessoa picada ficou em observação e se recuperou bem, sem a necessidade de soro. Ainda, de acordo com a entidade, a equipe de vigilância epidemiológica fará intervenções de conscientização nas escolas do município.
A Secretaria de Saúde salienta que quem for picado deve procurar imediatamente atendimento hospitalar.
>>> Para mais notícias, siga a Clube no Twitter, Instagram e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO