Ciclone extratropical deixa tempo instável em SC; Meteorologista alerta para risco de tornados
Risco de tornados no Oeste, alertou o meteorologista Piter Scheuer
• Atualizado
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que entre a segunda-feira (8) e terça-feira (9), a atuação de um ciclone extratropical deixa o tempo instável em todo o Estado.
Ao longo da tarde e noite de segunda (8), há condições para temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente no Grande Oeste catarinense. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais no Grande Oeste, Alto Vale do Itajái e Planaltos e moderado a baixo nas demais regiões.
Na terça (9), às instabilidades se intensificam, com o avanço do ciclone em direção ao estado. A chuva segue persistente e por vezes intensa, em curtos períodos de tempo, desde a madrugada. Neste dia, o risco é alto para ocorrências associadas, principalmente, a alagamentos e enxurradas.
Nas áreas litorâneas, as rajadas de vento ficam mais intensas, podendo chegar aos 70km/h. Na quarta-feira (10), com o afastamento do ciclone para alto mar, às instabilidades perdem força e as condições para chuva diminuem. Porém, as rajadas de vento se intensificam no Litoral, podendo chegar aos 90 km/h.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) reforça a importância em acompanhar as atualizações e alertas emitidos nos próximos dias nos nossos canais oficiais.
Risco de tornados no Oeste, alerta meteorologista
O meteorologista Piter Scheuer informou que um ciclone extratropical deve provocar rajadas acima dos 100 a 140 km/h. Além disso, alertou para risco de tornados no Oeste.
Em um vídeo, o meteorologista explica que: “é importante ressaltar que entre o decorrer da terça-feira em direção à quarta-feira, nós vamos ter a formação de um ciclone associado ao deslocamento de uma frente fria. O eixo dessa frente fria, aqui está o ciclone, 997 hectopascais. Então, o que acontece? Vai estar associado ao eixo de uma frente fria. Esse eixo da frente fria na terça-feira vai estar provocando inúmeros temporais, tempestades que tem o potencial para estar provocando tornados localizados no oeste”.
Assista ao vídeo completo:
A Defesa Civil recomenda:
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO