Ciclone extratropical deixa mais de 160 mil unidades sem luz em SC
De acordo com a Celesc, o ciclone pode continuar gerando ocorrências
• Atualizado
O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina provocou rajadas de vento intensas e grande volume de chuva, deixando mais de 160 mil unidades sem energia em diversas regiões nesta quarta-feira (10).
A Celesc está em operação máxima com equipes atendendo as regiões afetadas. Em nota, a empresa de fornecimento de energia informou que, no pico registrado até o momento, às 15h, aproximadamente 161,5 mil unidades consumidoras estavam sem energia.
As regiões mais afetadas variaram ao longo do dia, com destaque para:
- ARITA (Itajaí): 38,6 mil unidades consumidoras afetadas;
- ARFLO (Florianópolis): 32,2 mil unidades consumidoras afetadas;
- ARJOI (Joinville): 24,1 mil unidades consumidoras afetadas.
Também registraram impactos expressivos (às 13h46):
- Blumenau: 23.885 unidades consumidoras afetadas;
- Mafra: 22.076 unidades consumidoras afetadas;
- Rio do Sul: 8.338 unidades consumidoras afetadas;
- Lages: 6.899 unidades consumidoras afetadas;
- Videira: 5.982 unidades consumidoras afetadas.
A Celesc aponta que a principal causa das ocorrências é a força dos ventos, que lançaram objetos sobre a rede elétrica, como galhos de árvores, lonas de construção, estruturas soltas e vegetação, além da queda de árvores inteiras em alguns pontos.
“Esses elementos provocaram curto-circuitos, rompimentos de cabos e desligamentos preventivos para garantir a segurança. Para atender às ocorrências, a Celesc atua com 281 equipes em campo neste momento, tendo registrado pico de 293 equipes ao longo do dia.
As equipes seguem distribuídas em todo o Estado realizando manobras, remoção de galhos, poda emergencial, reconstrução de trechos da rede e restabelecimento do fornecimento com segurança.
O evento climático segue ativo e pode continuar gerando ocorrências”, diz a nota.
Em caso de falta de energia, a população pode registrar ocorrências pelo App Celesc, Agência Web ou pelo 0800 048 0196.
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