Ciclone causa blecaute em SC, com mais de 2,6 mil ocorrências e 16 mil sem energia
Com a passagem do ciclone, moradores ficam sem energia. Situação ainda é crítica em várias cidades
• Atualizado
Depois da passagem do ciclone que atingiu Santa Catarina e deixou um blecaute em praticamente todo o estado, a Celesc segue em operação contínua nesta quinta-feira (11) para restabelecer o fornecimento de energia. O fenômeno extratropical, considerado atípico, severo e de longa duração, impactou praticamente toda a área de concessão da companhia ao longo dos últimos dias.
Com rajadas que ultrapassaram os 80 km/h, o ciclone provocou uma enxurrada de ocorrências, especialmente quedas de árvores, galhos e objetos arremessados sobre a rede elétrica. Ao todo, já são mais de 2.600 chamados simultâneos em avaliação e atendimento.
Atualmente, 16.303 unidades consumidoras seguem sem energia. A força-tarefa mobilizada pela companhia reúne 220 equipes atuando de forma ininterrupta. Os danos se espalham por quase todas as regionais, com maior impacto sobre Mafra, Joinville, Blumenau, Rio do Sul e São Bento do Sul. No pico do evento, o número de desligamentos foi muito superior ao registrado hoje, o que, segundo a Celesc, demonstra avanço no processo de restabelecimento.
A situação é ainda mais crítica no Vale do Itajaí. O vendaval que voltou a atingir a região na manhã de quinta-feira, especialmente na área de atuação da Agência Regional de Blumenau, provocou novas interrupções a partir das 9h48, ampliando os estragos ao longo do dia. Mais de 60 mil clientes foram afetados diretamente pelos apagões somente nesta área. A maior parte dos problemas foi causada pela queda ou projeção de vegetação sobre a rede elétrica devido aos fortes ventos.
Às 22h, a Celesc ainda registrava cerca de 24 mil consumidores sem fornecimento. A companhia afirma que as equipes “não medirão esforços” para normalizar a situação o mais rápido possível, mas alerta que, devido à extensão e complexidade dos danos, o restabelecimento completo será gradual, com previsão de normalização até a noite desta quinta-feira (11), caso não ocorram novos vendavais.
A empresa reforça que segue monitorando as condições climáticas e trabalhando de forma contínua para garantir a segurança das operações e o restabelecimento da energia em todo o estado.

Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO