Geral Compartilhar
CHUVAS NO RS

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 3 mortos e mais de 6 mil fora de casa

Boletim do governo estadual aponta quase 100 cidades afetadas; Jaguari decretou estado de calamidade pública

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 3 mortos e mais de 6 mil fora de casa | Foto: Reprodução, via SBT News.
Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 3 mortos e mais de 6 mil fora de casa | Foto: Reprodução, via SBT News.

As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana já provocaram a morte de três pessoas e deixaram 6.016 moradores fora de casa. De acordo com o boletim mais recente do governo estadual, divulgado nesta sexta-feira (20), às 9h, 98 municípios foram afetados, com registros de alagamentos, inundações de residências, deslizamentos, além de danos em estradas e pontes.

Chuvas no Rio Grande do Sul

Entre os mortos estão um homem que teve o carro atingido por uma árvore em Sapucaia do Sul, outro que morreu após o veículo ser arrastado pela correnteza do Rio Caí, em Nova Petrópolis, e uma mulher de 54 anos encontrada sem vida dentro de um carro em Candelária. O companheiro dela, de 65 anos, permanece desaparecido.

Atualmente, 2.005 pessoas estão em abrigos e 4.011 estão desalojadas. O município de Jaguari, na região Centro-Oeste do estado, decretou estado de calamidade pública. Outras oito cidades já emitiram decretos de situação de emergência: Dona Francisca, Cerro Branco, Agudo, Nova Palma, Cruzeiro do Sul, Passa Sete, São Sebastião do Caí e Cacequi.

Além dos transtornos humanos, seis rios transbordaram em diferentes regiões, incluindo o Jacuí, o Caí e o Taquari. Em Porto Alegre, o nível do Guaíba segue em elevação e pode atingir a cota de inundação nos próximos dias.

Apesar da continuidade da chuva, o volume de precipitação tem sido moderado. A Defesa Civil segue em alerta e orienta a população a se cadastrar para receber avisos meteorológicos por SMS ou WhatsApp. Para isso, é necessário enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, uma confirmação é enviada, tornando o número disponível para receber as informações sempre que elas forem divulgadas. 

Também é possível se cadastrar via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se registrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou clicando aqui. Em seguida, é preciso interagir com o robô de atendimento enviando um simples “Oi”. Após a primeira interação, o usuário pode compartilhar sua localização atual ou qualquer outra do seu interesse para, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pela Defesa Civil estadual.

O próximo boletim será divulgado nesta sexta-feira (20), às 18h.

*Com informações do SBT News e do Governo do Rio Grande do Sul.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.