Geral Compartilhar
CONTAMINAÇÃO

Centenas de peixes são encontrados mortos em rio de SC; entenda a causa

A Fujama segue investigando o caso

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Centenas de peixes foram encontrados mortos no Rio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, no último sábado (23). A equipe da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) foi acionada e constatou que tratava-se de um possível crime ambiental.

De acordo com diretor e biólogo da Fujama, Gilberto Ademar Duwe, a origem da contaminação vinha de um ribeirão que deságua no Rio Cerro, afluente do Rio Jaraguá.

“Realizamos vistorias em empresas da região e coletamos amostras de águas. Já foram encaminhadas para análise em laboratório”, afirmou o biólogo.

Além disso, ele ressalta que os resultados das análises serão fundamentais para identificar a substância utilizada e, consequentemente, o responsável pela contaminação.

No domingo (24), a Fujama seguiu com os trabalhos de monitoramento. Porém, não houve registros de peixes agonizando, o que sugere que o episódio tenha ocorrido no sábado pela manhã.

“Mesmo em pequena quantidade, a substância despejada foi imensamente tóxica, resultando na morte de centenas de peixes”, afirmou o diretor da Fujama.

A Fujama segue investigando o caso e reforça que os responsáveis serão punidos judicialmente. Em nota, a Prefeitura de Jaraguá do Sul informou que o vazamento foi contido e, atualmente, o que ocorre é o aparecimento de peixes mortos em decorrência do incidente.

“É importante lembrar que poluir cursos d’água é crime ambiental, sujeito às penalidades previstas em lei”, diz a nota.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.