Casan apresenta novo serviço de coleta de lodo e projeta expansão no Oeste de SC
A meta da Casan é beneficiar 140 cidades com até 15 mil habitantes
• Atualizado
Um novo serviço da Casan para coleta de lodo em imóveis está transformando a forma de tratar o esgoto em municípios do Oeste de Santa Catarina. A iniciativa, chamada Programa Esgotamento Sobre Rodas, foi o grande destaque do 12º Encontro Técnico da Companhia, realizado nesta quinta-feira (28) em Chapecó, reunindo cerca de 300 profissionais.
Leia Mais
O programa foi implantado de forma pioneira em Descanso, no Extremo-Oeste, e já chegou a Água Doce, Iporã e Mondaí. Ainda em 2025, deve alcançar os municípios de Belmonte, Bandeirante, Barra Bonita e Paraíso. A meta da Casan é beneficiar 140 cidades com até 15 mil habitantes, onde a baixa densidade populacional torna inviável a instalação de grandes redes e estações de tratamento.
Segundo o diretor-presidente da Companhia, Édson Moritz, o novo serviço garante a limpeza constante das fossas sépticas, evitando colapsos e riscos ambientais.
“Essa é uma das estratégias da Casan para atender o Marco do Saneamento, fazendo com que esse sistema individual de tratamento de esgoto de fato colabore com a saúde pública e o desenvolvimento sustentável de Santa Catarina”, destacou.
O modelo funciona em parceria com empresas de caminhões limpa-fossa, que realizam a coleta periódica do lodo. O material é encaminhado para tratamento adequado, evitando a contaminação do solo e das águas.
Além da coleta de lodo, o Encontro Técnico em Chapecó também discutiu financiamento, governança e inovação no setor. O diretor financeiro, Carlos Ivan Sturzbecher, apresentou os avanços da Companhia na captação de recursos sustentáveis e de baixo custo.
Segundo ele, a diversificação das fontes de financiamento reduziu o custo da dívida e fortaleceu a credibilidade da Casan no mercado.
Durante os dois dias de evento, foram abordados ainda temas como gestão eficiente da água, redução de perdas, eficiência energética, transparência e parcerias público-privadas.
Sob supervisão de Rubens Felipe.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO