Geral Compartilhar
CINEMA NACIONAL

Casa onde foi gravado ‘Ainda Estou Aqui’ será transformada em museu

Prefeitura do Rio de Janeiro planeja desapropriação do imóvel para criar museu em homenagem ao cinema nacional e à história de Eunice Paiva

• Atualizado

Agência Brasil

Por Agência Brasil

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que a casa onde foi gravado o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, será transformada na Casa do Cinema Brasileiro. O projeto prevê a criação de um museu no local, que será desapropriado e adquirido pela prefeitura.

A decisão vem após a consagração do longa-metragem como Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, uma conquista inédita para o Brasil. O filme narra a prisão do ex-deputado Rubens Paiva e a incansável busca de sua esposa, Eunice Paiva, pelo paradeiro do marido, assassinado em 1971, durante a ditadura militar.

Um espaço de memória e celebração do cinema nacional

Segundo Eduardo Paes, a Casa do Cinema Brasileiro terá como missão preservar a memória de Eunice Paiva e sua família, além de destacar o papel fundamental da democracia e do cinema nacional. O espaço também homenageará Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, atrizes que deram vida à protagonista.

“Vamos tornar público e abrir para visitação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da premiação. Faremos da casa onde foi gravado o filme um lugar de memória permanente da história de Eunice Paiva e sua família, da democracia e ainda uma homenagem às duas grandes mulheres que orgulham o Brasil e deram vida a ela – Fernanda Torres e Fernanda Montenegro”, afirmou o prefeito.

Museu interativo e sede da Rio Film Commission

O espaço contará com exposições interativas sobre a trajetória do Brasil no Oscar e será a nova sede da Rio Film Commission, fomentando a produção audiovisual nacional e incentivando novas premiações internacionais.

“E pra não deixar dúvidas: a Casa do Cinema Brasileiro vai estar pronta para receber a nossa primeira estatueta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sorrir”, concluiu Paes, citando uma emblemática fala do filme.

O imóvel e sua importância simbólica

Localizado na esquina da Avenida João Luiz Alves com a rua Roquete Pinto, na Urca, zona sul do Rio, o imóvel tornou-se um ponto de interesse para fãs e cinéfilos após o sucesso de Ainda Estou Aqui. A casa foi locada por um ano e meio para as filmagens e, recentemente, colocada à venda por R$ 13,9 milhões.

Com a transformação do local em um espaço cultural, a prefeitura busca consolidar o legado do filme e fortalecer a presença do cinema brasileiro no cenário internacional.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.