Três cães morrem de calor após ficarem presos em carro de petshop
O laudo veterinário apontou hipertermia como provável causa das mortes
• Atualizado

Três cães morreram por hipertermia após ficarem presos por cerca de uma hora e meia em um carro de transporte de um petshop em Americana, no interior de São Paulo. Segundo os tutores animais haviam sido deixados para banho e tosa na manhã da última quinta-feira (11) e foram devolvidos já sem vida.
Leia Mais
Os tutores contam que deixaram os cães Cristal (shih-tzu, 10 anos), Luna (shih-tzu, 8 anos) e Fofão (lhasa apso, 11 anos) no pet shop por volta das 9h20. A devolução, que geralmente ocorria até o meio-dia, atrasou. Os donos dos pets tentaram contato, mas só por volta das 16h20 a proprietária do estabelecimento comunicou que os animais haviam morrido.
Segundo relato da dona do pet shop, antes da devolução foi necessário realizar uma entrega de outro animal em endereço distante, e os três cães permaneceram dentro do veículo por cerca de uma hora e meia. Eles foram levados a uma clínica veterinária em Americana, mas não resistiram.
O laudo veterinário apontou hipertermia como provável causa das mortes. Não foram encontrados indícios de maus-tratos físicos ou violência.
A hipertermia é o aumento anormal da temperatura corporal, acima dos níveis normais (geralmente acima de 39,5 °C em cães), quando o animal não consegue dissipar o calor. Conforme veterinários, diferente da febre, que é resposta a doenças, a hipertermia está relacionada a fatores externos como calor intenso, exposição direta ao sol ou permanência em ambientes sem ventilação. Em casos graves, pode evoluir rapidamente para insolação ou golpe de calor, causando danos irreversíveis em órgãos e levando à morte se não for tratada imediatamente.
Alguns sintomas comuns da hipertermia em cães incluem respiração ofegante intensa, fraqueza, desorientação, gengivas muito vermelhas ou arroxeadas, salivação excessiva, vômito, diarreia e, em situações extremas, convulsões ou perda de consciência.
O caso foi registrado como ato de abuso a animais no 1º Distrito Policial de Americana. A Polícia Civil investiga as responsabilidades.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO