Geral Compartilhar
AMÉRICA LATINA

Bolívia vai às urnas neste domingo para eleição de novo presidente

Bolívia realiza eleições neste domingo (17) para escolher novo presidente e parlamentares em meio à crise econômica e disputa política acirrada.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Neste domingo (17), mais de 7,9 milhões de bolivianos estão convocados para as eleições gerais, que incluem a escolha do novo presidente, 130 deputados e 36 senadores. O pleito marca uma possível mudança política significativa após quase 20 anos de domínio do Movimento ao Socialismo (MAS).

Candidatos à eleição para presidência na Bolívia

A disputa para eleição presidencial na Bolívia está polarizada entre candidatos de direita. O ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga lidera as intenções de voto, seguido pelo empresário Samuel Doria Medina. Ambos propõem reformas econômicas e políticas de austeridade. Pela esquerda, concorrem Andrónico Rodríguez, atual presidente do Senado, e Eduardo del Castillo, ex-ministro do atual governo de Luis Arce. No entanto, pesquisas indicam que esses candidatos têm menos apoio popular.

Crise interna no MAS

O MAS enfrenta uma grave crise interna. O atual presidente Luis Arce desistiu de tentar a reeleição devido à baixa aprovação popular e à falta de apoio dentro do partido. Além disso, o ex-presidente Evo Morales foi impedido judicialmente de concorrer e tem convocado seus apoiadores ao voto nulo.

*Com informações de SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.