Geral Compartilhar
EXAGERO NO CONSUMO

‘Bebedeira’ e medo de metanol movimentam serviços de saúde no fim de semana em SC

Não há registro de casos de intoxicação em Santa Catarina

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Ilustrativa/Pixabay
Foto: Ilustrativa/Pixabay

A repercussão de casos de intoxicação por metanol em outros estados do Brasil provocou um fim de semana movimento em Santa Catarina. De acordo com o governador Jorginho Mello (PL), houve um aumento significativo na procura por serviços de saúde, motivados por sintomas após consumo excessivo de bebidas alcoólicas e pelo medo de que pudessem estar contaminadas pela substância.

“O motivo: bebedeira exagerada e medo de ser metanol. Todos os casos descartados”, afirmou o governador nas redes sociais neste domingo (12).

Jorginho afirmou que apesar da movimentação nos serviços de saúde, não há registro de casos de intoxicação em Santa Catarina. Além disso, ele orientou a polução para o consumo consciente de bebidas.

“Seguimos sem nenhum [caso] no estado. Busquem sempre os serviços de saúde sob qualquer suspeita, mas maneirem no consumo”, finalizou.

O que é metanol e por que ele é perigoso

O metanol é um tipo de álcool usado principalmente na indústria química para produzir solventes, adesivos, pisos e revestimentos. Ele é feito a partir do gás natural e não deve ser consumido por pessoas. Por ser muito perigoso, seu uso e transporte são rigorosamente controlados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Diferente do metanol, o etanol, presente nas bebidas alcoólicas, é produzido pela fermentação de açúcares de plantas como cana-de-açúcar e milho e é seguro para consumo humano em quantidades moderadas.

Como funciona a adulteração de bebidas

Uma bebida adulterada é aquela que teve sua composição alterada ilegalmente, o que pode colocar a saúde do consumidor em risco. O metanol nunca pode ser adicionado a bebidas, mas pode aparecer em quantidades muito pequenas durante o processo de fermentação, o que é considerado normal. Mesmo assim, a lei impõe limites muito baixos para esse resíduo, definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Sintomas de intoxicação por metanol

Após consumir bebida adulterada, fique atento a sinais de alerta como:

  • Visão turva
  • Dor de cabeça intensa
  • Náusea e tontura
  • Sonolência excessiva ou perda de consciência

Se algum desses sintomas aparecer, procure atendimento médico imediatamente.

Com informações de Agência Brasil

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.